Publicidade
Categorias: Esportes
| Em 7 anos atrás

Botafogo só empata com Audax, mas avança na Sul-Americana

Compartilhar

Publicidade

O Botafogo quase se complicou nos minutos finais, mas segurou o empate por 1 a 1 com o Audax Italiano, nesta quarta-feira (9), no Engenhão. Com o resultado, o time carioca avançou para a segunda fase da Copa Sul-Americana, pois havia vencido o primeiro jogo, no Chile, por 2 a 1.

Com a vaga na mão, o time de Alberto Valentim aguarda o sorteio para saber quem será o rival pela próxima fase. Após a missão cumprida, o Botafogo volta suas atenções para o Brasileiro. Na segunda, a equipe recebe visita do Fluminense, às 20h, no Nilton Santos.

Publicidade

O destaque da vitória botafoguense foi Matheus Fernandes. Aos 19 anos, o volante criado na base alvinegra vem ganhando espaço. A noite foi dele nesta quarta-feira. Além de ter garantido a classificação, o golaço de Matheus Fernandes também foi o primeiro dele na carreira profissional.

Publicidade

Ele quase marcou novamente aos 26min do segundo tempo, quando se viu frente a frente com Peric. No entanto, ao tentar tirar do goleiro, Matheus acabou tocando para fora.

O pior em campo foi Jefferson. Além de ter cometido pênalti não marcado em Tarifeño -segundos depois de a arbitragem ignorar um impedimento que paralisaria o lance-, o goleiro também não foi bem no empate do Audax: o chute de Cabrero aos 40 minutos do segundo tempo acertou o meio do gol e parecia defensável.

Publicidade

O JOGO

Com a vantagem construída no Chile, o Botafogo entrou em campo em ritmo lento. O Audax, por sua vez, tentou adiantar a marcação, mas também tinha dificuldade para ameaçar tramar jogadas.

O técnico Alberto Valentim pediu mais velocidade, e o time só deu seu primeiro sinal de vida aos 14min, quando Gilson cruzou uma bola perigosa. Um pouco depois, uma ajuda da arbitragem: Jefferson derrubou um jogador do time chileno dentro da área, mas Michael Espinoza ignorou. Para “sorte” do juiz, o bandeira ignorou impedimento antes da falta do goleiro.

O Botafogo até teve um controle maior da posse de bola, acertou a marcação, mas não conseguiu dar trabalho algum a Peric. Na chance mais clara alvinegra na etapa inicial, Valencia deu um único chute do Botafogo no alvo em 45 minutos. Muito pouco futebol no fraco primeiro tempo no Rio.

Ao contrário do marasmo do primeiro tempo, a etapa final começou mais corrida. Muito mais ligado, o Botafogo criou boas oportunidades com Renatinho e Brenner.

E a postura alvinegra foi logo premiada. Aos 13min, Matheus Fernandes acertou bonito chute e abriu o placar.

Placar que poderia ter ficado mais elástico aos 20 minutos do segundo tempo, quando Kieza recebeu de Rodrigo Lindoso e rolou a bola para Luiz Fernando, que pegou de primeira e carimbou a trave de Peric. Posteriormente, aos 37min, foi a vez de Kieza desperdiçar uma chance incrível.

No fim, veio o susto no Botafogo, com o gol marcado por Cabrera, aos 40min. Se o Botafogo levasse mais um gol, a disputa da vaga iria para os pênaltis. O time alvinegro, porém, segurou o resultado que lhe valeu a classificação.

BOTAFOGO

Jefferson; Marcinho, Joel Carli, Rabello, Gilson; Lindoso, Matheus Fernandes, Valencia (Kieza), Renatinho, Luiz Fernando (Rodrigo Pimpão); Brenner (Jean). T.: Alberto Valentim

AUDAX ITALIANO

Peric; Bosso, Torres, Fernández (Escobar), Crovetto; Cabrera, Cornejo (Jeraldino), Vásquez, Martinez, Carrasco; Tarifeño (Ledezma). T.: Juan Ribera

Estádio: Engenhão, no Rio de Janeiro

Juiz: Michael Espinoza (PER)

Cartões amarelos: Brenner, Jefferson, Joel Carli (Botafogo), Crovetto, Bosso (Audax)

Gols: Matheus Fernandes, aos 13min do segundo tempo (Botafogo); Cabrera, aos 40min do segundo tempo (Audax)

Publicidade