Categorias: Esportes

Botafogo repudia caso de racismo em clássico com o Flamengo

O Botafogo divulgou nota de repúdio ao caso de racismo contra parentes do atacante Vinicius Júnior, do Flamengo, na partida da última quarta-feira (16), no estádio Nilton Santos, pela semifinal da Copa do Brasil.

“O Botafogo vem a público manifestar seu repúdio a todo tipo de racismo, preconceito e violência, seja física ou verbal. Atitudes individuais e isoladas não representam a postura de nossa torcida ou do clube, que agiu com a máxima presteza junto às autoridades”, diz a nota.

“O clube espera que a Justiça seja feita e reitera que tomou todas as medidas cabíveis em auxílio às investigações”, completa.

O episódio ocorreu em um dos camarotes do Estádio Nilton Santos, onde familiares do jogador assistiam à partida. Em nota, a família lamenta o fato e disse esperar que o responsável seja punido.

“A família do atacante Vinicius Júnior, do Flamengo, que foi vítima de racismo por parte de um torcedor do Botafogo no jogo desta quarta-feira (16) lamenta profundamente o episódio e repudia qualquer ato neste sentido contra qualquer cidadão. E espera que medidas sérias e cabíveis sejam tomadas pelos órgãos responsáveis para que cenas lamentáveis como esta não voltem a se repetir.”

O presidente do Botafogo, Carlos Eduardo Pereira, afirmou que o torcedor acusado de injúria racial, André Luis Moreira dos Santos, é sócio-torcedor do clube e terá seu plano bloqueado.

Após o clássico, ele foi encaminhado ao Jecrim (Juizado Especial Criminal), onde negou as acusações e disse que fazia gestos para mostrar que “tinha sangue do time”. Ele vai responder ao processo em liberdade, mas não poderá se ausentar do Rio e nem ir a jogos do Botafogo.

PUNIÇÃO

Em 2014, o Grêmio foi eliminado da Copa do Brasil após torcedores do time chamarem o goleiro Aranha, então no Santos, de “macaco”.

Desta vez, no entanto, os procuradores do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) responsáveis por uma possível denúncia contra o clube carioca não veem a possibilidade de uma punição tão dura à equipe.

O fato de tratar-se de um caso isolado e de o torcedor acusado ter sido identificado e conduzido às autoridades policiais amenizam uma possível punição.

Charlie Pereira

Notícias Recentes

Zagueiro Pedro Henrique enxerga potencial em recuperação do Atlético-GO na Série A

Sem vencer há 55 dias, Atlético-GO vive uma crise que aumenta a cada rodada no…

10/08/2024

Referência, Hospital de Uruaçu realiza 17ª captação de órgãos para transplante

Já é a 17ª captação realizada no próprio hospital, que possui estrutura tecnológica para esse…

10/08/2024

Bombeiros combatem incêndio que destruiu galpão de estopas em Goiânia

A carga de incêndio era muito alta, composta por tecido e madeira. Apesar do cenário,…

10/08/2024

Hemeroteca do IHGG oferece acesso gratuito a 8 mil edições de 105 jornais e revistas sobre Goiás

Reprodução de edição do jornal O Mosquito publicado em Catalão na década de 1920, e…

10/08/2024

Jogos Olímpicos: Brasil vence Turquia e leva o bronze no vôlei feminino

A seleção feminina de vôlei encerrou a participação em Paris 2024 da melhor maneira possível:…

10/08/2024

Seleção Brasileira perde para os Estados Unidos e fica com a prata no Futebol Feminino em Paris

Não faltaram dedicação e suor. Nos Jogos Olímpicos das mulheres, as do futebol feminino defenderam…

10/08/2024