14 bombeiros e cinco viaturas foram enviados nesta sexta-feira (13) para auxiliar no controle do incêndio que atinge o Parque Estadual Serra Dourada. Os reforços se juntam aos 20 homens que já trabalham no local.

Segundo estimativas da corporação, o fogo já devastou 350 hectares dos 30 mil que integram a Reserva Biológica Professor José Ângelo Rizzo, nos municípios de Buriti Alegre, Mossâmedes e Goiás. A preocupação é grande, principalmente porque o parque abriga inúmeras espécies raras de plantas e animais do cerrado. Os esforços para extirpar o fogo também se devem ao fato de evitar que o incêndio atinja áreas urbanas.

Publicidade

Em Iporá, o incêncio no Parque Serra da Sentinela completou seis dias de duração e já consumiu 5.840 hectares dos 9.510 da Área de Proteção Ambiental. Os focos de incêncio foram reduzidos e a expectativa dos bombeiros é que o fogo seja totalmente controlado até o fim de semana. De acordo com o comando da corporação, o importante agora é evitar que o foco chegue a pastagens e fazendas, impedindo que ele se espalhe novamente.

Publicidade

Até agora, 725 hectares antes incendiados estão sob controle. A linha de fogo chega a cinco quilômetros, conforme estimativas da corporação. 

Publicidade