O Corpo de Bombeiros e brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) combatem pelo quinto dia seguido o incêndio que atinge a região da Chapada dos Veadeiros. Segundo a corporação, há duas linhas de fogo atualmente. Uma delas, que ameaçava o Parque Estadual Águas do Paraíso, foi debelada na quarta-feira (15).
Segundo o capitão Luiz Antônio Dias Araújo, os brigadistas do ICMBio atuam para conter as chamas na região do Vale do São Miguel, próxima do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.
As equipes do Corpo de Bombeiros, hoje com 35 militares especialistas em incêndios florestais, estão na região do Rio dos Couros, enfrentando uma linha de fogo de 8 km. “Nosso objetivo é salvaguardar as fazendas, patrimônios, moradores e rebanhos. Paralelamente a isso, estamos tentando proteger e avançar para debelar essas linhas de incêndio naquela região”, disse o capitão.
O incêndio começou no último domingo (12), no Vale da Lua. Segundo o Corpo de Bombeiros, cerca de 10 mil hectares de vegetação foram consumidos pelo fogo.
Durante o combate de quarta-feira, os bombeiros registraram vários redemoinhos, que levaram chispas por longas distâncias dificultando ainda mais o combate. Um dos grupos passou a noite no combate. O tempo seco, a topografia do local, as altas temperaturas e os ventos fortes dificultam o trabalho das equipes.
Veja no vídeo abaixo