Publicidade
Cidades
| Em 4 anos atrás

Bolsonaro retorna à Goiás para inauguração de trecho da Norte-Sul

Compartilhar

O presidente da República Jair Bolsonaro faz uma nova visita à Goiás, desta vez para presenciar a solenidade de inauguração do trecho de 172 km a ser liberado na Ferrovia Norte-Sul (FNS), entre São Simão (GO) e Estrela D’Oeste (SP). O evento acontecerá nesta quinta-feira às 11h30. O vice-governador Lincoln Tejota (Cidadania) irá representar o governador Ronaldo Caiado, que se recupera de uma infecção

O evento será realizado no terminal localizado no Parque Industrial de São Simão, com presenças do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, e de representantes da Rumo, maior concessionária de ferrovias do País. 

Publicidade

Essa parte da Ferrovia Norte-Sul é operada pela Rumo, que arrematou, em março de 2019, os trechos central e sul. Com duração de 30 anos, o contrato compreende 1.537 quilômetros entre Porto Nacional (TO) e Estrela D’Oeste (SP), que estarão 100% operacionais até o fim de julho de 2021.

Publicidade

O terminal teve custo de construção de mais de R$ 80 milhões e poderá movimentar mais de 5,5 milhões de toneladas por ano de soja, milho e farelo de soja, o que equivale a 80 mil caminhões, anualmente.

Publicidade

A capacidade estática do espaço é de 42 mil toneladas, dividida em seis silos, descarga rodoviária de 850 toneladas/hora (20 mil toneladas/dia) e carregamento ferroviário de 3 mil toneladas/hora. As obras tiveram início em agosto de 2020 e já estão concluídas. 

Publicidade
Domingos Ketelbey

Jornalista e editor do Diário de Goiás. Escreve sobre tudo e também sobre mobilidade urbana, cultura e política. Apaixonado por jornalismo literário, cafés e conversas de botequim.