O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido) não gostou de ver seu país sendo citado no debate eleitoral norte-americano na noite desta terça-feira (29/09) e respondeu o candidato democrata Joe Biden. Bolsonaro usou suas redes sociais para responder o ex-vice-presidente dos Estados Unidos, dizendo que não entendia o seu posicionamento e que sua fala era lamentável. Na tradução em inglês, no entanto, utilizou a expressão para vergonha e salientou: “Nossa soberania é inegociável”.
É que Biden sugeriria que Trump tem sido passivo com relação ao relacionamento diplomático com o Brasil no que diz respeito às queimadas na Floresta Amazônica e disparou que caso fosse eleito, iria estabelecer sanções comerciais ao Brasil, além de propor uma ajuda bilionária para colaborar com o governo brasileiro no sentido de prevenir e diminuir os incêndios.
Para responder, Bolsonaro não deixou de cutucar os governos anteriores e também pontuou que é um presidente que não aceita subornos e tampouco ameaças. “O que alguns ainda não entenderam é que o Brasil mudou. Hoje, seu Presidente, diferentemente da esquerda, não mais aceita subornos, criminosas demarcações ou infundadas ameaças”.
Por fim, sugeriu que Biden está tomando um rumo para uma relação não muito cordial com o presidente brasileiro. “A cobiça de alguns países sobre a Amazônia é uma realidade. Contudo, a externação por alguém que disputa o comando de seu país sinaliza claramente abrir mão de uma convivência cordial e profícua.”