Publicidade

Bolsonaro quer publicar nomes de técnicos da Anvisa que aprovaram vacina contra Covid-19 para crianças

Por 3 anos atrás

Na contramão de toda a União Europeia e outros 10 países que já autorizaram a aplicação da vacina contra a Covid-19 em crianças a partir dos 5 anos de idade, o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido) parece não ter gostado muito da aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em ter tomado a mesma atitude no Brasil. Na live semanal desta quinta-feira (16/12), Bolsonaro disse que quer publicar o nome dos técnicos que deram aval para aplicação do imunizante.

“A Anvisa não está subordinada a mim, deixar bem claro isso. Não interfiro lá. Eu pedi extraoficialmente, o nome das pessoas que aprovaram a vacina para crianças a partir de cinco anos. Nós queremos divulgar o nome dessas pessoas para que todo mundo tome conhecimento quem são essas pessoas e obviamente formem o seu juízo”, destacou logo no inicio da live, ao lado do deputado federal Major Vitor Hugo (PSL-GO). Outro parlamentar goiano que esteve acompanhando a transmissão foi o senador Luiz do Carmo (MDB-GO).

Publicidade

Com o protocolo publicado pela Anvisa sobre as orientações sobre o imunizante em mãos, Bolsonaro disse que os pais deveriam lê-lo antes de decidir sobre a aplicação da vacina contra Covid-19 em seus filhos. “Não vou ler aqui porque você pai e mãe é responsável pelo teu filho vai ler o comunicado público da Anvisa. Eu não sei se são os diretores e o presidente que chegou a conclusão ou o tal do corpo técnico”, destacou, ressaltando que iria jogar os nomes dos envolvidos para sua plateia. “Seja qual for, você tem direito de saber o nome das pessoas que aprovaram aqui a vacina a partir de 5 anos para seu filho. E você decide se essa vacina compensa ou não”.

Publicidade

Ignorando todos os números em torno da vacinação no Brasil e no mundo, Bolsonaro voltou a atacar os imunizantes chamando-os de experimentais. “O que o nosso governo fez, desde o começo? Desde lá de trás? Eu falei que a vacina tem que passar pela Anvisa e a gente só paga depois que chegar no Brasil. A vacina chegou experimental, da nossa parte foi voluntária, tomar ou não. A responsabilidade é de cada um, mas agora mexe com as crianças. Quem é responsável por lidar com as crianças é você pai”.

Publicidade
Compartilhar
Domingos Ketelbey

Jornalista e editor do Diário de Goiás. Escreve sobre tudo e também sobre mobilidade urbana, cultura e política. Apaixonado por jornalismo literário, cafés e conversas de botequim.