Na saga por um partido, o presidente Jair Bolsonaro teve um encontro com o eterno presidenciável José Maria Eymael, do Democracia Cristã (DC). Em entrevista ao DG, o democrata cristão revelou que recebeu um convite de Bolsonaro e se reuniu com ele em Brasília, mas de imediato afirmou que o partido terá candidato em 2022.
“Recentemente estive com o presidente Bolsonaro. Ele me ligou e me chamou para Brasília. Começamos a conversa da seguinte maneira: “Presidente, vim aqui por duas razões: primeiro para lhe agradecer o convite, e segundo para dizer que a Democracia Cristã terá candidato próprio à presidência da República”. Ele deu um sorriso e me falou: “Pelo menos vamos combinar que não vamos brigar nos debates”, revelou.
Veja: Gustavo Gayer continuará no DC e apoia Bolsonaro
O democrata cristão confirmou que será candidato pela sexta vez à presidência e garantiu o tradicional jingle. “Vamos manter aquele que todos conhecem.”
Eymael lembrou que Bolsonaro já havia cortejado o DC antes de definir a filiação pelo PSL. Na época, lembra o presidente do Democracia Cristã, ele deixou claro que as visões políticas eram diferentes e recusou a aproximação do presidente.
“Antes mesmo da eleição de 2018, o então deputado Bolsonaro procurou a Democracia Cristã, manifestando seu interesse em ingressar. Nós dissemos, de maneira educada, mas firme, não. Nosso caminhos e objetivos são diferentes, nossa forma de fazer política é diferente”, destaca.
Depois da indefinição que tomou conta do processo, Bolsonaro deve finalmente se filiar ao PL no dia 30 de novembro. A data, antes marcada para a última segunda-feira (22), foi anunciada nesta terça-feira (23) pela sigla. O evento deverá ocorrer às 10h30, em Brasília.
Atritos em relação a candidaturas nos estados, principalmente em São Paulo, atrasaram o acerto.
Eymael afirmou que, embora não tenha espaço no DC, torce para que Bolsonaro encontre uma casa. “Espero que o presidente encontre um caminho para disputar novamente a presidência.”