Em coletiva de imprensa, após o último debate presidencial do segundo turno na Globo, na sexta-feira (28), o presidente Jair Bolsonaro (PL) hostilizou um jornalista português da emissora RTP. Em resposta à pergunta feita com sotaque, o presidente disse que não havia entendido, porque não falava “nem espanhol, nem portunhol”.
O jornalista da RTP havia mencionado a preocupação de líderes internacionais com as eleições no Brasil, questionando o argumento de Bolsonaro sobre ter uma boa relação com os outros países. O presidente alegou não ter entedido a pergunta. “Eu não entendi o que você falou”, disse, e em seguida, ressaltou que “Se repetir, vou continuar não entendendo, tá? É que eu não falo nem espanhol, nem portunhol”, hostilizando o repórter português.
LEIA TAMBÉM: Ato falho? Bolsonaro pede a Deus novo mandato de deputado federal
LEIA TAMBÉM: Articulador que negociou a visita de Lula ao Complexo do Alemão afirma que vai processar Bolsonaro
Esse não foi o único episódio de descontrole e irritabilidade do presidente. Durante a coletiva, reclamou de ser chamado de candidato e não de presidente, se recusou a cumprir o tempo determinado afirmando ter sido interrompido e, por fim, abandonou o púpito após ser questionado por mentir no debate.