O presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta sexta-feira (10) por meio de uma rede social o professor e pastor evangélico Milton Ribeiro como novo ministro da Educação. A nomeação já foi publicada em uma edição extra do “Diário Oficial da União”. Desde maio de 2019, o escolhido era membro da Comissão de Ética Pública da Presidência da República.
Ribeiro é doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Ele fez mestrado em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e também se graduou em Direito e Teologia.
O pastor e professor será o quarto a comandar o Ministério da Educação no governo Bolsonaro. O primeiro foi Ricardo Vélez Rodríguez, que caiu após um racha com a ala olavista. Depois dele, Abraham Weintraub assumiu e saiu depois de se ver pressionado com investigações sobre participações em atos antidemocráticos e por ter chamado ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) de “vagabundos”.
O último no cargo foi Carlos Decotelli, que esteve no MEC por menos de uma semana. Ele caiu após inconsistências em seu currículo virem a público. Depois da polêmica, o próprio Decotelli pediu demissão.
Recentemente, o secretário estadual de Educação do Paraná, Ricardo Feder, e o deputado federal por Goiás, Major Vitor Hugo, foram cotados para chefiar o ministério. Feder disse que recusou o convite após bolsonaristas rejeitarem seu nome nas redes sociais.