O presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Saúde, Nelson Teich, se reúnem na manhã desta quinta-feira (23), no Palácio do Planalto, com o presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Mauro Luiz Britto Ribeiro. O assunto é a utilização da cloroquina para tratar doentes da covid-19.
Após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, dizer que a droga tinha efeitos positivos no combate a doença, Bolsonaro encampou o discurso e tem defendido-a no tratamento de infectados pelo novo coronavírus. Por sua vez, o ex-ministro Luiz Henrique Mandetta era comedido e pedia cautela com as recomendações.
O ministro da Casa Civil, Braga Netto e o secretário de governo, Luiz Eduardo Ramos, também estarão presentes. O deputado goiano e líder do governo na Câmara, Major Vitor Hugo (PSL), é outro que participará da reunião, assim como os deputados e médicos Hiran Gonçalves (PP-RR) e Luiz Antonio Teixeira Jr. (PP-RJ).
Em entrevista ao Jornal Estado de São Paulo no dia 13 de abril, o presidente do CFM afirmou que não existia naquele momento nenhum trabalho na literatura mundial que comprovasse eficácia da cloroquina no combate ao coronavírus.