O presidente da República, Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terão aproximadamente uma hora de embate direto durante a realização do primeiro debate promovido pelo grupo Bandeirantes, a Folha de S.Paulo, TV Cultura e o portal Uol, neste domingo (16/10) às 20h, com apoio do Google e YouTube.
É a primeira vez desde a realização do primeiro turno que ambos estarão no front do debate. Dividido em três blocos, o primeiro será perguntado pelos mediadores. O petista será o primeiro a responder em uma sequência de um minuto e meio para cada pontuação.
Depois, Lula e Bolsonaro iniciam um embate direto e cada um terá 15 minutos para administrar entre perguntas, respostas, réplicas e tréplicas.
No segundo bloco, quatro jornalistas dos veículos que formam o pool irão formular perguntas aos presidenciáveis. Bolsonaro responde a primeira e terceira pergunta. Já Lula responderá a segunda e quarta. Cada candidato terá direito a um minuto e meio para respostas, sem que haja réplica ou comentários.
O último bloco começa com uma mesma pergunta sendo feita pelos mediadores para os dois candidatos. Lula começa respondendo e ambos terão um minuto e meio para a resposta. Na sequência, os presidenciáveis terão 15 minutos para embate direto, nos mesmos moldes do primeiro bloco. O debate se encerra com um minuto e meio para considerações finais dos dois participantes.