Durante um evento na noite deste sábado (11), em uma igreja evangélica na Flórida, nos Estados Unidos, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) criticou a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre a crise dos indígenas yanomami. Segundo o ex-presidente, a intenção do novo governo não é atender à comunidade. As informações são do site UOL.
“Essa questão yanomami agora. A intenção não é atender a esses. Porque ali tá misturado, 40% da terra yanomami tá no Brasil e 60% tá na Venezuela. É uma região ourífera, com riquezas incomensuráveis. Se não tivesse riqueza lá, não seria demarcado como terra indígena. Os interesses são muitos. Não há interesse em ajudar a população”, disse.
Além disso, Bolsonaro também criticou a demarcação de novas terras indígenas. “Isso é pelo meio ambiente? Não é. Por que esse ataque? É econômico. Estão preocupados com nosso bem-estar dos nossos irmãos indígenas? Não. A preocupação é com as girafas da Amazônia”, completa.
Vale lembrar que na última sexta-feira (10), a Polícia Federal (PF), iniciou uma operação com objetivo de interromper a logística do garimpo ilegal em Terras Yanomami.
A força-tarefa tem como foco a inutilização da infraestrutura utilizada para a prática desse tipo de crime e a coleta de provas sobre a atividade criminosa.
Ainda no mesmo evento, o ex-presidente afirmou que planeja voltar ao Brasil “nas próximas semanas”. Ele não disse qual seria a data específica para o retorno.