Publicidade
Política
| Em 2 anos atrás

Bolsonaro diz que “não há interesse” do governo Lula em ajudar indígenas yanomami

Compartilhar

Durante um evento na noite deste sábado (11), em uma igreja evangélica na Flórida, nos Estados Unidos, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) criticou a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre a crise dos indígenas yanomami. Segundo o ex-presidente, a intenção do novo governo não é atender à comunidade. As informações são do site UOL.

“Essa questão yanomami agora. A intenção não é atender a esses. Porque ali tá misturado, 40% da terra yanomami tá no Brasil e 60% tá na Venezuela. É uma região ourífera, com riquezas incomensuráveis. Se não tivesse riqueza lá, não seria demarcado como terra indígena. Os interesses são muitos. Não há interesse em ajudar a população”, disse.

Publicidade

Além disso, Bolsonaro também criticou a demarcação de novas terras indígenas. “Isso é pelo meio ambiente? Não é. Por que esse ataque? É econômico. Estão preocupados com nosso bem-estar dos nossos irmãos indígenas? Não. A preocupação é com as girafas da Amazônia”, completa.

Publicidade

Vale lembrar que na última sexta-feira (10), a Polícia Federal (PF), iniciou uma operação com objetivo de interromper a logística do garimpo ilegal em Terras Yanomami.

Publicidade

A força-tarefa tem como foco a inutilização da infraestrutura utilizada para a prática desse tipo de crime e a coleta de provas sobre a atividade criminosa.

Ainda no mesmo evento, o ex-presidente afirmou que planeja voltar ao Brasil “nas próximas semanas”. Ele não disse qual seria a data específica para o retorno.

Publicidade
Publicidade
Leonardo Calazenço

Jornalista - repórter de cidades, política, economia e o que mais vier! Apaixonado por comunicação e por levar a notícia de forma clara, objetiva e transparente.