O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta terça-feira (12) que a Ford queria subsídios do governo brasileiro para manter a produção de veículos no Brasil.
Ao comentar a decisão da empresa em parar as operações no país, Bolsonaro disse que “faltou a Ford dizer a verdade” sobre a motivação para encerramento das atividades.
O presidente ponderou que a Ford recebeu R$ 20 bilhões nos últimos anos em forma de subsídios para a produção. Na saída do Palácio da Alvorada, ele disse também que lamenta os 5 mil empregos eliminados com o fim da operação da Ford. Esse números, segundo a empresa, também incluem postos de trabalho fechados na Argentina.
“Lamento os cinco mil empregos perdidos. Mas o que a Ford quer? Faltou a Ford dizer a verdade. Querem subsídios. Vocês querem que eu continue dando 20 bilhões para eles como fizeram nos últimos anos? Dinheiro de vocês, de impostos de vocês para fabricar carro aqui? Não. Perdeu a concorrência. Lamento”, afirmou Bolsonaro.
Na segunda-feira (11), ao anunciar o fim da produção no Brasil, a montadora citou a ociosidade nas fábricas por conta da redução nas vendas, agravada da pandemia. Segundo a empresa, desde 2013, a Ford América do Sul acumulou “perdas significativas” e a matriz, nos Estados Unidos, tem auxiliado nas necessidades de caixa, “o que não é mais sustentável”.