Faltando oito dias para deixar a presidência, Jair Bolsonaro (PL) divulgou nesta sexta-feira (23), seu perfil profissional no LinkedIn, rede social em que acumula mais de 300 mil seguidores. A plataforma é uma rede de negócios, utilizada para compartilhamento de currículos, atividades profissionais e oportunidades de emprego.
Bolsonaro já possuía perfil na plataforma, mas decidiu divulgá-lo por meio de seu Instagram. Na postagem, com um desenho do próprio rosto, o presidente escreve: ”Inscreva-se!”. A prática, usada pela equipe do mandatário como estratégia para ampliar sua presença digital e ganhar seguidores em diversas redes sociais, tem sido adotada desde janeiro de 2021.
Com o fim de seu mandato, a publicação virou meme na internet. “Bolsonaro se inscreveu no LinkedIn, já esta procurando emprego”, escreveu uma usuário do Twitter. “Sem emprego por não conseguir se reeleger Presidente do Brasil, Bolsonaro divulga seu LinkedIn em busca de novo trabalho”, brincou outra.
Em junho deste ano, Bolsonaro divulgou seu perfil na plataforma profissional. “Estamos no LinkedIn com novas informações todos os dias”, escreveu.
Após a derrota para o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), as aparições de Bolsonaro nas redes sociais ficaram escassas. Inclusive, até mesmo os aliados do presidente criticaram seu silêncio. Desde o resultado das urnas, nos bastidores a informação é que o presidente foi apenas quatro vezes ao Palácio do Planalto, sede do Poder Executivo.