Publicidade
Mundo
| Em 2 anos atrás

Bolsonaro deportado? Parlamentares dos EUA pedem extradição do ex-presidente brasileiro

Compartilhar

Agora que os atos criminosos em Brasília, ocorridos neste domingo (8), chamaram a atenção do mundo todo, ao menos quatro congressistas dos Estados Unidos manifestaram que pretendem deportar Bolsonaro do país norte-americano. Mesmo se manifestando contra os protestos, o ex-presidente do Brasil é um dos responsáveis pelo que está acontecendo e, agora, pode ter sua extradição dos EUA.

Dentre os políticos norte-americanos que já se manifestaram estão, Mark Takano (deputado pela Califórnia), Joaquim Castro (deputado pelo Texas), Alexandria Ocasio-Cortez (deputada por Nova Iorque) e Ilhan Omar (deputada por Minnesota).

Publicidade

Joaquim, um dos primeiros a falar sobre o assunto, disse que vai pedir, o mais rápido possível, ao Departamento de Segurança Interna, a deportação do ex-presidente Jair Bolsonaro após ataques dos apoiadores aos prédios do Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal (STF) em Brasília.

Publicidade

Já Alexandria disse que “os EUA devem parar de conceder refúgio a Bolsonaro na Flórida”. “Quase dois anos depois que o Capitólio dos EUA foi atacado por fascistas, vemos movimentos fascistas no exterior tentando fazer o mesmo no Brasil. Devemos ser solidários com o governo democraticamente eleito de Lula”, escreveu em sua conta no Twitter.

Publicidade

Por sua vez, Mark Takano, afirmou: “A violência antidemocrática no Brasil hoje é um lembrete preocupante dos perigosos movimentos fascistas que crescem em todo o mundo. Jair Bolsonaro não deveria ter permissão para se refugiar nos EUA”.

Bolsonaro, que chegou a Orlando, na Flórida, em 31 de dezembro, um dia antes de deixar seu governo, afirmou invasões e depredações “fogem à regra” de manifestações pacíficas e “fogem à regra”. Essa foi sua tentativa de condenar os atos na capital, que já fizeram com que centenas de seus apoiadores fossem presos por cometerem crimes como depredação pública.

Publicidade
Publicidade
Carlos Nathan Sampaio

Jornalista formado pela Universidade Federal e Mato Grosso (UFMT) em 2013, especialista Estratégias de Mídias Digitais pelo Instituto de Pós-Graduação e Graduação de Goiânia - IPOG, pós-graduado em Comunicação Empresarial pelo Senac e especialista em SEO.