O presidente Jair Bolsonaro (PL) decidiu não ir à cúpula do Mercosul, que será realizada na semana que vem, no Uruguai. A informação é do colunista Igor Gadelha, do portal Metrópoles.
Esse seria o último compromisso internacional de Bolsonaro antes de terminar seu mandato. O Brasil será representado pelo vice-presidente e senador eleito, Hamilton Mourão (Republicanos-RS), e pelo ministro das Relações Exteriores, o goiano Carlos França.
De acordo com o colunista, auxiliares do presidente tentaram, sem sucesso, convencê-lo a participar do evento como uma maneira de defender seu legado nas relações internacionais.
Depois de perder as eleições para Lula (PT), Bolsonaro tem evitado aparições públicas. Após o resultado das urnas, ele também teria agenda, na Indonésia, para cúpula do G20, grupo que reúne os países mais industrializados do mundo, mas não compareceu.
Por outro lado, o petista, antes mesmo de tomar posse, foi ao Egito para a COP27, a conferência sobre o clima da Organização das Nações Unidas (ONU). Lula pode, ainda, se encontrar com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, em dezembro.
LEIA TAMBÉM: Bolsonaro criticou Lula por “vestir a faixa presidencial antes da hora”, diz colunista