O presidente Jair Bolsonaro (PL) não irá mais encontrar o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, em evento que aconteceria nesta segunda-feira (4/7). Pelo menos é o que diz a agenda oficial. Isso aconteceu, pois, de acordo com o colunista Lauro Jardim, Bolsonaro teria se irritado por Marcelo também ter agenda com o ex-presidente Lula (PT), em São Paulo neste domingo (3).
Em entrevista à CNN Brasil, Bolsonaro chegou a confirmar o cancelamento da agenda devido à reunião de Rebelo com o petista. Na imprensa portuguesa o assunto também foi amplamente divulgado. Em um dos principais jornais do país, o Jornal de Notícias, a notícia cita tanto Bolsonaro, quanto Lula, e a possível insatisfação do atual presidente brasileiro com a situação.
Além disso, a matéria traz que “segundo sondagens de intenção de voto, Lula da Silva mantém ampla vantagem sobre Jair Bolsonaro e pode até vencer as eleições na primeira volta”. Outros portais como O Observador, RTP, Diário de Notícias também veicularam a informação.
Ainda sobre a visita do presidente de Portugal, a segunda em menos de um ano, ele também tem encontro marcado com o ex-presidente Michel Temer (MDB) e a possibilidade de falar com o também ex-presidente, o tucano Fernando Henrique Cardoso. Marcelo Rebelo disse, inclusive, sobre a situação, que, “quem convida é quem pode decidir se mantém ou não o almoço”.
Vale lembrar que, diferente de Marcelo, Bolsonaro não visitou Portugal durante seu mandato, assim como fizeram todos os outros presidentes desde a redemocratização, com exceção de Itamar Franco.