O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido) anunciou nesta quinta-feira (25) a nomeação do professor Carlos Alberto Decotelli da Silva para o cargo de ministro da Educação. Decotelli é ex-presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), entre fevereiro e agosto do ano passado. O anúncio foi feito por meio de uma rede social.

Carlos Decotelli será o terceiro ministro da Educação no governo Bolsonaro. Ricardo Vélez Rodríguez permaneceu pouco mais de três meses no comando da pasta. Depois foi sucedido por Abraham Weintraub, que, após 14 meses no cargo, anunciou demissão na última semana para assumir um posto de diretor representante do Brasil no Banco Mundial, em Washington (EUA).

Publicidade

Decotelli é bacharel em Ciências Econômicas pela UERJ, Mestre pela FGV, Doutor pela Universidade de Rosário, Argentina e Pós-Doutor pela Universidade de Wuppertal, na Alemanha.

Publicidade

O novo ministro tem relação com Bolsonaro desde antes de 2018, e é apontado como um dos elos entre os militares e a academia. participou ativamente das reuniões de transição no Ministério da Educação quando Bolsonaro foi eleito e é considerado um dos nomes de confiança dos militares.

Publicidade