As famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família com Perfil Saúde (mulheres em idade fértil, gestantes e/ou com crianças de 0 a 7 anos) devem comparecer à Unidade Básica de Saúde mais próxima a sua residência para o acompanhamento do estado nutricional e atualização do calendário vacinal, até o dia 30 deste mês. Essa é uma das condições a serem cumpridas semestralmente, para que as pessoas não percam o benefício.
O Programa Bolsa Família é vinculado a compromissos, condições a serem cumpridas, nas áreas de Saúde, Assistência Social e Educação, com a finalidade de promover o acesso das famílias aos direitos básicos.
Há cada seis meses, a Coordenação de Vigilância Nutricional (CVN) solicita às Regiões de Saúde que oriente e apoiem os municípios no cumprimento das metas de acompanhamento do Bolsa Família e dos outros programas integrados.
Segundo a coordenadora de Vigilância Nutricional de Goiás, Maria Janaína Cavalcante Nunes, “há um esforço contínuo e permanente dos profissionais de saúde em busca das famílias e no devido acompanhamento. No entanto, necessitamos que as famílias também se comprometam e cumpram as condicionalidades, evitando assim o bloqueio e posterior suspensão do benefício. Para isso, basta comparecer à Unidade Estratégica Saúde da Família (ESF) que acompanha o seu bairro”.