O cantor e compositor americano Bob Dylan, 75, vai receber neste fim de semana a medalha e o diploma do prêmio Nobel de Literatura. Segundo a secretária permanente da Academia Sueca, Sara Danius, Dylan também fará duas apresentações em Estocolmo, na Suécia -nos dias 1 e 2 de abril.
Em seu blog, Danius informou que Dylan irá se encontrar com membros da Academia, mas que o cantor ainda não apresentará o discurso de recepção do prêmio, conhecido como “conferência do Nobel”. Este discurso é o único requisito para o recebimento do prêmio em dinheiro, de 8 milhões de coroas, cerca de R$ 2,7 milhões.
A Academia disse ter razões para acreditar que o cantor enviará a palestra gravada nas próximas semanas, fato que não é incomum.
A reunião com a Academia será pequena e íntima, e a mídia não estará presente. Apenas Bob Dylan e alguns membros do prêmio Nobel estarão no local.
Alegando ter “compromissos anteriores”, o cantor não havia comparecido à cerimônia de entrega do prêmio Nobel em dezembro. Os laureados normalmente apresentam suas palestras nos dias anteriores à cerimônia. (Folhapress)