O engenheiro e pré-candidato a prefeito de Goiânia Luiz Bittencourt (PTB) propõe que a administração municipal recompense pessoas que adotarem a bicicleta no dia-a-dia. A ideia não é nova. Foi concebida há poucas semanas pelo prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, e está em fase de implantação. Bittencourt promete adaptar o modelo na capital goiana.

Na terra da garoa funcionará assim: o cidadão que incorporar a bike à sua rotina acumulará créditos no bilhete mobilidade, que substituirá o atual bilhete único; os pontos poderão ser resgatados em dinheiro ou consumidos em uma rede credenciada de serviços, a exemplo da Nota Fiscal Paulista. A própria prefeitura é quem vai bancar o programa.

Publicidade

Bittencourt lembra que o poder público já subsidia o transporte coletivo e afirma que a transferência de parte destes subsídios para o uso da bicicleta é o passo seguinte na gestão de mobilidade das grandes cidades. “Sem contar que, com o passar do tempo, teremos também uma população mais saudável, que se exercita mais”, diz Bittencourt.

Publicidade
Publicidade