O presidente eleito dos Estados Unidos da America, Joe Biden, reclamou nesta segunda-feira (28/12) que sua equipe de segurança nacional tem enfrentando ‘obstruções’ e ‘bloqueios’ por parte da liderança política do Pentágono. A crítica veio depois que o Departamento de Defesa no início deste mês repentinamente suspendeu as instruções com a equipe de transição de Biden e com Donald Trump ainda tentando reverter sua derrota nas eleições. As informações são do britânico The Guardian.
“De alguns departamentos, nossa equipe recebeu cooperação exemplar”, disse Biden em Wilmington, Delaware, após uma reunião com seus assessores de política externa. “De outros, principalmente do Departamento de Defesa, encontramos obstrução da liderança política desse departamento.”
Tanto o departamento de defesa quanto o Escritório de Gestão e Orçamento ergueram “barreiras”, acrescentou. “No momento, não estamos obtendo todas as informações de que precisamos da administração cessante nas principais áreas de segurança nacional. Na minha opinião, não é nada menos que irresponsabilidade. ”
O presidente eleito, que toma posse no dia 20 de janeiro, alertou que sua equipe precisa de “visibilidade total” do processo orçamentário do Pentágono “para evitar qualquer janela de confusão que nossos adversários possam tentar explorar”.
Os comentários foram o mais recente sinal da maior disposição de Biden de tirar as luvas ao condenar a relutância de Trump em participar de uma transição rápida e ordeira. O atual presidente ainda não convidou seu sucessor para a Casa Branca e nem confirmou presença na posse, como é tradição.