Publicidade
Economia
| Em 11 meses atrás

Bets faturaram mais de R$ 50 bilhões só com apostas de brasileiros em 2023

Compartilhar

Os brasileiros entregaram às chamadas bets, aplicativos e sites de jogos e apostas online, um montante de 11,1 bilhões de dólares entre janeiro e novembro de 2023. Foram mais de 50 bilhões de reais gastos conforme estimativa publicada pelo jornal Folha de S.Paulo, nesta quinta-feira (18), com base em dados divulgados pelo Banco Central.

O dinheiro é tanto que supera o total das exportações brasileiras de carne bovina em 2023, que foi 46,3 bilhões de reais, segundo o Ministério de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. E, para se ter mais uma ideia de comparativo, corresponde a 85 prêmios da última Mega da Virada, que pagou R$ 588 milhões aos vencedores.

Publicidade

Mas, vale lembrar que, deste total gasto com bets, cerca R$ 43,3 bilhões de reais correspondem ao valor apostado pelos jogadores e rateado entre os ganhadores. Os R$ 10,7 bilhões de reais restantes são os da taxa de serviço retida pelos sites que operam as apostas, ou seja, parte do lucro das empresas por trás dos jogos.

Publicidade

Não é novidade, inclusive, que estas empresas lucrem por meio do vício em apostas, mas o serviço, todavia, é permitido no Brasil por conta de uma lei aprovada durante o governo de Michel Temer (MDB). As empresas, porém, continuam funcionando em outros países, já que não havia regulação sobre o tema.

Publicidade

Agor, o governo federal, procurando por uma forma de arrecadar com isso, tem trabalhado pela regulamentação destes sites de apostas esportivas desde 2023. Uma lei sobre o tema já foi aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo presidente Lula (PT) no fim de dezembro, nela, se cobra uma taxa que de 12% para empresas e de 15% para apostadores premiados.

Publicidade
Carlos Nathan Sampaio

Jornalista formado pela Universidade Federal e Mato Grosso (UFMT) em 2013, especialista Estratégias de Mídias Digitais pelo Instituto de Pós-Graduação e Graduação de Goiânia - IPOG, pós-graduado em Comunicação Empresarial pelo Senac e especialista em SEO.