Os beneficiários do Programa Bolsa Família, do governo federal, deverão fazer o acompanhamento de saúde para que não percam o benefício. O acompanhamento, que é um requisito para continuar no programa, pode ser feito em qualquer unidade de saúde da rede municipal, como Cais, Ciams, Centros de Saúde e Centros de Saúde da Família (CSF).
A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) realizará uma “força-tarefa” entre os dias 28 de novembro e 5 de dezembro. No entanto, os beneficiários deverão fazer o acompanhamento até o dia 30 de dezembro deste ano para continuar no programa.
As pessoas deverão levar o cartão de vacinação, cartão de gestante e o Número de Identificação Social. Entre as ações de saúde do Bolsa Família estão o acompanhamento do pré-natal de gestantes, retorno para consulta pós-parto, orientação alimentar, monitoramento do crescimento e desenvolvimento das crianças, entre outras.
O acompanhamento é feito a cada seis meses e integra o relatório de saúde das famílias beneficiadas para que o governo federal possa desenvolver políticas públicas de prevenção ou ação em saúde.