A tarefa estava longe de ser fácil. Afinal, do outro lado estava uma seleção que foi medalhista olímpica nas últimas cinco edições dos Jogos. Mesmo assim, o Brasil lutou muito e por pouco não derrotou a Austrália na estreia da equipe nos Jogos Olímpicos Rio 2016: 84 a 66.
Com um quinteto inicial formado por Adrianinha, Iziane, Damiris, Clarissa e Érika, a seleção começou o jogo com tudo e teve um aproveitamento nos arremessos de quadra de 83% no primeiro quarto, vencendo a parcial por 24 a 14. No segundo quarto, a Austrália começou a reduzir a vantagem e foi para o intervalo perdendo por apenas quatro pontos: 39 a 35.
Iziane e Clarissa estavam inspiradas – a primeira terminou o jogo com 25 pontos e a segunda com 10 rebotes – e ajudaram o Brasil a fazer 47 a 40 antes da metade do terceiro período, mas três minutos irreconhecíveis, sem nenhum ponto, fizeram a Austrália virar o placar. No fim, derrota por uma diferença de 18 pontos.
A seleção brasileira feminina de basquete está no Grupo A, ao lado de França, Turquia, Belarus e Japão. As japonesas, por sinal, são as próximas adversárias da equipe de Antônio Carlos Barbosa, na segunda-feira, às 17h30 (horário de Brasília), novamente na Arena da Juventude.
Com informações do COB