23 Prefeitos de diferentes partidos se filiaram a o PSDB e ao PP nesta quinta-feira (17), em evento realizado em um hotel no Jardim Goiás, em Goiânia. Vários dos novos filiados saíram de partidos de oposição, principalmente do PMDB e ingressaram em dois dos principais partidos da base governista no estado.
Para o vice-governador de Goiás, José Éliton Júnior, a chegada de mais prefeitos ajuda a reforçar o projeto político defendido pela atual base do governo. “É um crescimento partidário significativo. Nós estamos recebendo prefeitos de mais variados partidos para integrar um projeto. É um reconhecimento deles quanto ao trabalho realizado pelo governador Marconi Perillo, por toda a equipe de governo, respeitando a todos, em um momento de crise, procurando dar apoio a todos. É uma ação política de grande envergadura, talvez o maior de filiação dos últimos anos”.
O vice-governador declarou que os partidos da base somam mais de 200 prefeitos que ajuda na consolidação de uma base muito sólida visando as eleições do ano que vem. Ele declarou que conversou com alguns prefeitos para ingressar no PSDB e que outras lideranças ajudaram neste processo de articulação.
Com as novas filiações, o PSDB passa de 80 para 99 prefeitos e o PP passa a ter 26. O presidente do PSDB em Goiás, deputado federal Giuseppe Vecci, disse que o partido precisa continuar fortalecendo ações. Ele destaca que a partir da próxima semana serão iniciados encontros regionais.
“Vamos realizar 12 encontros regionais e mais 5 encontros com movimentos do PSDB para discutirmos o momento que vivenciamos. Acho que o PSDB tem os princípios da Social Democracia, é um partido moderado, equilibrado, maduro, para continuar perseguindo o desenvolvimento”, destacou Giuseppe Vecci.
Clima de campanha
O evento contou com uma série de discursos. Deputados estaduais, prefeitos, deputado federal Giuseppe Vecci, Senador Wilder Morais e o vice-governador José Éliton que encerrou a série. José Éliton agradeceu aos prefeitos por ter vindo para o PSDB e disse que a missão era de defender o legado deixado pelo partido em Goiás.
Antes de começar a discursar, foi apresentado um jingle que já parecia de campanha eleitoral. A canção cantada repetidas vezes em um pequeno vídeo associava a figura de José Éliton com a do governador, Marconi Perillo. “José Éliton é competente e já mostrou que é capaz. Sempre ao lado de Marconi, sempre juntos por Goiás”, dizia o jingle. Em discurso, sem citar nomes o vice- governador fez críticas à opositores.
Goiás na Frente
Alguns prefeitos consultados pela reportagem do Diário de Goiás declararam que se filiaram ao PSDB declararam que o Programa Goiás na Frente foi um dos motivos para saírem da oposição. Os prefeitos declararam que há gratidão pelo fato de o governador Marconi Perillo e o vice José Éliton terem dado apoio aos municípios que representam.
“Ele (governador) não me exigiu nada em troca. Eu acho que sou grato. Conversei com minha população e vou representar o povo ao lado do governador Marconi Perillo. Eu acho que o momento é propício e estou indo para o PSDB de coração aberto. Mesmo se eu tivesse no PMDB, o governador iria me ajudar, mas preferi vir para a base dele”, declarou o prefeito de Araçu, Joelton Bernardo que trocou o PMDB pelo PSDB.
Questionado sobre o assunto, José Éliton Júnior declarou que o Goiás na Frente não pesou diretamente, pois segundo ele o governo tem procurado a apoiar prefeitos de diferentes partidos, independente de situação ou oposição. Ele declarou que um dos motivos é o reconhecimento por um projeto político bem sucedido em Goiás ao longo dos últimos anos.
“A relação republicana que temos com todos os governos, demonstra uma vontade do governo atuar independente de questões partidárias, em âmbito administrativo. O que foi fundamental foi a busca de consenso, de uma prática política moderna que não é pautada pela crítica, por xingatório, por ataques gratuitos, é pautada pela construção e todos os políticos que são modernos querem fazer a construção e não a destruição e isso foi fundamental para que os prefeitos se alinhassem ao nosso projeto”, declarou.
O presidente do PSDB, Giuseppe Vecci disse que a atração de prefeitos para o partido não se deve apenas ao Goiás na Frente, mas por um trabalho realizado ao longo de quatro mandatos do governador Marconi Perillo.
Três prefeitos se filiaram ao Partido Progressista (PP). O senador Wilder Morais disse que o argumento utilizado foi mostrar que está sendo realizado um trabalho de apoio aos prefeitos no interior goiano.
“A gente tem ficado muito próximo dos prefeitos. O distanciamento dos partidos que os prefeitos estão saindo é uma falta de estar próximo dos prefeitos e isso a gente tem feito com muito carinho”, declarou Wilder Morais.
Confira a lista dos prefeitos da oposição que se filiaram no PSDB e PP:
Prefeito Partido Nova filiação
Joelton Garcia (Araçu) PMDB PSDB
Dr. Adolpho (Sto. Antônio do Descoberto) PMDB PSDB
Zazá Eloí (Hidrolina) PMDB PSDB
Edson Palmeiras (Santa Tereza de Goiás) PMDB PSDB
Afrânio Ferreira (Fazenda Nova) PMDB PSDB
Ricardo Goulart (Itarumã) PMDB PSDB
Leide Ramos (Santo Antônio da Barra) PMDB PSDB
Fábio Correia (Cidade Ocidental) PRTB PSDB
Dr. Mateus (Santa Cruz de Goiás) PRTB PSDB
Marconni Pimenta(Britânia) DEM PSDB
Thiago Rocha (Faina) DEM PSDB
Flávio Júnior (Arenópolis) PMDB PP
Márcia Bernardino (Araguapaz) PMDB PP
Odair do Odélio (Bom Jardim) DEM PP
Wisner de Araújo (Corumbaíba) DEM PSDB
Prefeitos da base marconista que ser filiaram no PSDB:
Prefeito/Cidade Partido de origem Filiação Nova
Dr. Davi (Plantaltina) PROS PSDB
Flávio Tatu (Mara Rosa) PROS PSDB
Weber Lacerda (Sitio D Abadia) PROS PSDB
Dr. Vinícius (Edealina) PSB PSDB
Jairo Gomes Júnior (Cristianópolis) PSB PSDB
João Rios (Cumari) PDT PSDB
Fabinho Buzina (Avelinópolis) PR PSDB
Wygnerley Morais (Jesúpolis) PHS PSDB