Potencial candidato ao governo estadual nas eleições de 2018, o vice-governador de Goiás e secretário de Segurança Pública e Administração Peninteciária, José Eliton (PSDB), participou ativamente das eleições municipais deste ano. Comandou a costura política na formação das chapas em várias cidades do interior, em todas as regiões de Goiás. Mas foi no Nordeste do Estado que seu poder de articulação rendeu mais frutos. Todos os vinte municípios que compõem a região elegeram prefeitos de partidos aliados à base do governador Marconi Perillo, graças à liderança política que Eliton exerce no nordeste.
Apesar de ser natural de Rio Verde, foi em Posse, no nordeste de Goiás, que José Eliton foi criado. O pai dele, Dr Eltinho, chegou a ser prefeito da cidade. Na eleição passada, o município foi o único entre os vinte da região em que um candidato da base não venceu o pleito. Este ano, entretanto, Wilton Barbosa, do PSDB, obteve 57,01% dos votos válidos, contra 33,48% de seu principal adversário, Gouveia (PMDB).
As votações mais expressivas a favor dos partidos da base no nordeste ocorreram em Alvorada do Norte e Buritinópolis. Coincidentemente, duas mulheres, candidatas do PSDB, foram os grandes destaques. Em Alvorada, a prefeitável Iolanda conquistou expressivos 71,60% dos votos válidos. Percentual parecido foi estabelecido pela colega de partido, Ana Paula, em Buritinópolis, que obteve uma vitória acachapante ao alcançar 68,57% dos votos no município.
José Eliton é considerado um dos maiores políticos do nordeste goiano de todos os tempos. Quando foi presidente da Celg no penúltimo mandato de Marconi no governo, José Eliton foi o responsável por melhorar a oferta de energia em vários municípios da região. Quando esteve à frente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, fomentou a atração de empresas no nordeste, por meio da formação de mão de obra, através do Programa Bolsa Futuro, de formação profissional.
Prefeitos eleitos no Nordeste Goiano