A base de sustentação do governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB) na Assembleia Legislativa pode passar por mudanças. Há a possibilidade de que os deputados Lucas Calil (PSL), Lêda Borges (PSDB) e Dr Antônio (PR) assumam cargos de secretários no Executivo e possam abrir vagas para os suplentes no legislativo.
A situação mais avançada é a de Lucas Calil. Ao Diário de Goiás ele explicou que já houve um convite oficial por parte de Marconi Perillo para que ele faça parte do governo, que as questões políticas já estão tratadas, restando somente pontos burocráticos para que nos próximos dias já possam ser resolvidas.
O parlamentar deve assumir uma secretaria extraordinária na área da Juventude e Esporte. A nomenclatura não está definida. Esta alteração, se confirmada pode provocar saída de Júnior Vieira da Superintendência de Esportes da Seduce.
“Hoje pela manhã estive com o governador Marconi onde ele de forma oficial me convidou a integrar sua equipe de governo. Vejo isso com muito otimismo. Vou para uma secretaria extraordinária, como o convite foi feito hoje, nós estamos acertando alguns pontos, se vai criar um nome de secretaria de forma específica, são coisas pontuais. As questões políticas que são as mais embaraçosas já estão todas resolvidas. Será na área de Juventude, Esportes e Lazer”, destacou Lucas Calil.
Já Lêda Borges até o final do ano passado era secretária de Cidadania. Ela informou que pediu ao governador para voltar a Assembleia, pois precisava reorganizar o gabinete dela, entre outras questões. A volta dela para o governo não está descartada. Ela afirma que uma definição deverá ocorrer nos próximos dias.
“Eu penso que até amanhã (quinta-feira, 16) eu tenho certeza da resposta. Estou à disposição do governador, seja como parlamentar da base, seja como secretária, fazendo a gestão das políticas públicas cidadãs. Não há preferência quando você tem a missão. A missão parlamentar ou de executivo é a mesma, de servir ao povo goiano e ao governo”, argumentou.
Dr Antônio (PR) pode se licenciar do mandato de deputados estadual. Ele disse que há conversas que estão sendo intermediadas pelo presidente da Assembleia, José Vitti (PSDB) para que ele ocupe uma secretaria extraordinária. Dr Antônio gostaria que fosse uma ação ligada à área de Saúde. Caso ele assuma cargo no executivo abre vaga para José de Lima (PDT).
“O governador encarregou o presidente José Vitti para tentar o retorno do deputado José de Lima que é suplente na minha coligação. Não tivemos detalhes de qual secretaria. Se caso o governador colocar o serviço itinerante da Secretaria de Saúde sob a supervisão de uma secretaria extraordinária, eu aceitaria”, explicou Dr Antônio.
Leia mais
Deputados disputam espaço nas principais comissões da Assembleia