Publicidade
Destaque 2
| Em 3 anos atrás

Barreiras sanitárias são instaladas para a Romaria do Divino Pai Eterno

Compartilhar

Com objetivo de conter o avanço da Covid-19 durante a Festa do Divino Pai Eterno que começa nesta sexta-feira (25/06) a Prefeitura de Trindade já montou seis barreiras sanitárias no município que seguem até o final da festividade no dia 4 de julho. Os trabalhos foram abertos pelo prefeito Marden Júnior (PATRI).

As polícias Militar, Civil e Corpo de Bombeiros somam esforços com os fiscais de vários órgãos do município e profissionais da saúde que vão trabalhar durante o período na orientação e atendimento de eventuais romeiros que insistam em acessar a cidade, apesar da recomendação, da própria Igreja Católica, para que participem virtualmente.

Publicidade

O prefeito fez agradecimentos aos servidores, órgãos de fiscalização, de segurança e ao Governo do Estado, que apoia as restrições. Ele reconhece que a instalação das barreiras é um desafio às expectativas dessa época, quando Trindade é procurada por fieis de todo o país para pagar promessas e presenciar as celebrações. 

Publicidade

“Peço ao Divino Pai Eterno que nos abençoe e cubra de proteção para que todos participem da Romaria virtualmente, de suas casas, e estejam conosco aqui no próximo ano”, disse Marden Júnior.

Publicidade

A decisão de limitar o acesso e desestimular a vinda de fieis significa “cuidado com a população trindadense e com a segurança dos romeiros”, observa o prefeito. Ele tem por base as informações Gabinete de Emergência em Saúde (GOE-Covid-19). 

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Rogério Taveira, somente na quarta-feira (23/06) foram confirmados 163 novos casos de Covid-19 em Trindade. “Seria um crime permitir aglomerações com pessoas vindas de diversas cidades e estados, com circulação de várias cepas de coronavírus pelas ruas do município, numa fase de enorme índice de contágio”, destaca.

Publicidade

Marden Júnior foi cumprimentado pelo deputado estadual Francisco Oliveira, que representou o governador Ronaldo Caiado. Segundo ele, o chefe do Executivo estadual manifestou agradecimentos ao prefeito pelas medidas preventivas adotadas. O vereador Leobino de Souza representou a Câmara Municipal de Trindade.

Bloqueio

A entrada em Trindade pela GO-060, onde fica o Portal da Fé, foi fechada para veículos a partir das 8h de hoje. Na rodovia há um bloqueio policial onde os condutores estão sendo orientados a não entrarem na cidade.

As medidas visam desestimular a entrada de fiéis que insistem visitar locais tradicionais, como o Santuário Basílica, as igrejas Matriz e do Santíssimo Redentor (Padre Pelágio) que não realizam celebrações presenciais em atendimento ao decreto municipal 2.337/21, que está em vigor. 

Os romeiros a pé serão orientados para o uso obrigatório de máscara de proteção facial, sob pena de multa. Fiscais, policiais e bombeiros vão fazer abordagens e aconselharão os romeiros a encerrar a caminhada no Portal da Fé e retornar às suas residências, uma vez que a estrutura de serviços, como hospedagem, alimentação e comércio de rua, não estará à disposição.

Este ano está novamente proibida a entrada e a circulação de comitivas de carreiros, muladeiros, foliões, tropeiros, cavaleiros e passeio de ciclistas. Eventos como missas, novenas, terços, procissões, vigílias e similares com presença de público estão proibidas nas igrejas tradicionais. Nas capelas setoriais, celebrações fora do calendário da romaria estão programadas, mas sem aglomerações, seguindo rígidos protocolos sanitários.

O comércio ambulante nas barracas e bancas de rua também está proibido este ano, assim como a realização da Feira da Terra, que ocorreria aos domingos. Estão proibidos shows e outros eventos com ou sem som. Os veículos tipo “trenzinho” não podem circular.

Nos 10 dias da Festa do Divino Pai Eterno, após as 18h, nas regiões 1 e 2 de Trindade, que somam 80 bairros, o comércio tipo bares, restaurantes, distribuidoras de bebidas, lanchonetes, açaiterias, pit dogs, pizzarias e similares somente podem fornecer produtos no sistema pegue e leve (take away), drive thru e entrega (delivery). A multa para descumprimento varia entre R$ 73 e R$ 36.600, além de risco de interdição. As proibições valerão até 23h59 do dia 05 de julho.

Publicidade
Domingos Ketelbey

Jornalista e editor do Diário de Goiás. Escreve sobre tudo e também sobre mobilidade urbana, cultura e política. Apaixonado por jornalismo literário, cafés e conversas de botequim.