Portaria publicada nesta terça-feira (25) no Diário Oficial Eletrônico de Aparecida de Goiânia permitiu a reabertura de bares no município a partir desta data. Os estabelecimentos estavam fechados desde março, quando houve o primeiro decreto de isolamento social.
Os bares terão de seguir regras sanitárias específicas para prevenir o contágio pelo coronavírus Sars-CoV-2. Uma delas limita o horário de funcionamento até meia noite. A abertura fica a critério dos estabelecimentos.
Pela portaria, está proibido o consumo de pessoas em pé nos bares. O uso de brinquedotecas, utilização de narguilé e show de música ao vivo também está vedado.
Os estabelecimentos devem fazer o controle de acesso de pessoas, medição da temperatura corporal na entrada do local e exigir o uso máscara, que é obrigatório em todo o município. Também é recomendado manter os talheres embalados individualmente, e manter os pratos, copos e demais utensílios protegidos.
É necessário ainda que cada estabelecimento intensifique a higienização de mesas, cadeiras, maçanetas, superfícies do buffet, café e balcões, bem como os procedimentos de higiene da cozinha e do(s) banheiro(s).
Os bares poderão funcionar após assinar o Termo de Compromisso disponibilizado pela prefeitura pela plataforma Retomada Responsável e fixar o documento em local visível.