Um desastre defensivo praticamente minou as chances de a Roma se classificar para a semifinal da Liga dos Campeões. No Camp Nou, nesta quarta-feira (4), o Barcelona venceu por 4 a 1 com direito a dois gols contra do time italiano, marcados por De Rossi e Manolas.
Na próxima terça (10), quando as equipes se reencontrarem no Estádio Olímpico, o clube italiano precisará vencer por três gols de diferença para avançar -em um cenário sem gols marcados pelo Barcelona. Se o time triunfar por 4 a 1, o duelo irá para a prorrogação.
A Roma foi pressionada durante todo primeiro tempo, mas deixou o gramado reclamando de dois pênaltis não marcados.
O lance mais polêmico aconteceu aos 39min de jogo -dois minutos após o primeiro gol do Barcelona. Pellegrini foi derrubado por Umtiti e o árbitro, Danny Makkelie, marcou falta fora da área. A transmissão, no entanto, mostrou que o toque começou dentro da área.
Aos 37min, Iniesta recuperou a bola e tabelou com Messi. Quando a bola ia chegar de volta para o argentino, Daniel de Rossi tentou fazer o corte e mandou para o fundo das próprias redes.
Os gols contra têm sido destaque ofensivo do Barcelona na Liga dos Campeões. Dos 14 tentos marcados na competição até aquele momento, quatro haviam sido feitos por jogadores das equipes rivais.
A Roma ainda fez mais um. Aos 11 minutos do segundo tempo, Rakitic cruzou e Manolas se esticou para evitar que ela chegasse em Umtiti. A bola bateu na trave, voltou no joelho e acabou dentro do gol.
Os gols desestabilizaram o time da Roma. Pouco depois, a marcação italiana se distraiu e deixou Suárez livre na esquerda. O uruguaio chutou, Alisson fez boa defesa, mas Piqué anotou o terceiro gol no rebote, aos 13min.
Dzeko diminuiu a desvantagem para a Roma, aos 34min, mas Suárez se beneficiou de nova falha da defesa para concretizar a goleada. Ele aproveitou corte malfeito de Fazio e concretizou a goleada aos 41 minutos.
BARCELONA
Ter Stegen; Semedo, Piqué, Umtiti, Alba; Busquets (Paulinho), Rakitic, Sergi Roberto (André Gomes), Iniesta (Denis Suárez); Messi, Luis Suárez. T.: Ernesto Valverde
ROMA
Alisson; Bruno Peres, Manolas, Fazio, Kolarov; De Rossi (Defrel), Pellegrini (Gonalons), Strootman; Florenzi (El Shaarawy), Perotti, Dzeko. T.: Eusebio Di Francesco
Estádio: Camp Nou, em Barcelona (ESP)
Juiz: Danny Makkelie (HOL)
Cartões amarelos: Kolarov e Strootman (Roma)
Gols: De Rossi (contra), aos 37min do primeiro tempo, Manolas (contra), aos 11min, Piqué, aos 13min, e Luis Suárez, aos 41min do segundo tempo (Barcelona); Dzeko, aos 34min do segundo tempo (Roma)