Crianças e adolescentes de cinco escolas da rede estadual de ensino em Goiânia participarão do desfile cívico-militar em comemoração aos 86 anos da capital. A programação terá início às 8h, com o hasteamento das bandeiras e a execução do Hino Nacional.

As escolas com bandas participantes são dos Centros de Ensino em Período Integral (Cepis) Professor Pedro Gomes e Edmundo Pinheiro de Abreu, além dos Colégios Estaduais Jardim Europa, Severiano de Araújo e Assis Chateaubriand. Abaixo, saiba mais sobre cada um dos grupos musicais.

Publicidade

Banda Marcial Lígia Rebelo – Cepi Professor Pedro Gomes

Publicidade

A Banda Marcial Lígia Rebelo, do Cepi Professor Pedro Gomes, foi fundada em 1959 e possui uma participação em festival internacional, na cidade de Melipilla, no Chile, em 1996. Ela já fez apresentações em mais de 60 municípios e em diversos estados brasileiros. Também competiu em concursos nacionais, angariando sempre boas colocações. Em 2001, venceu o Concurso Nacional de Bandas do Mato Grosso do Sul (MS); em 2004, ganhou o Concurso de Pirassununga, em São Paulo. Ainda no MS, venceu, em 2008, o Concurso de Campo Grande.

Publicidade

O regente da banda é o professor Gilson Pires da Silva Saraiva, auxiliado pelos professores Gleison Oscar Mascarenhas (professor de trompa), Reuel Abner (percussão), Ricardo Cavalcante (tuba), Jorge Humberto (tuba e euphonium) e Michael Silva Souza (trombone). A linha de frente tem a instrução da professora Carmem Lúcia. O diretor da unidade escolar é o professor José Joaquim Gomes Neto.

Banda Musical do Colégio Estadual Jardim Europa

Publicidade

Fundada em 2008, a Banda Musical do Colégio Estadual Jardim Europa também já se destaca nas competições. Em 2014, foi vice-campeã do Campeonato Estadual de Bandas e Fanfarras.

O conjunto possui 90 integrantes, entre o corpo musical e a linha de frente. Seu regente é Leonardo Pereira. Ele é auxiliado pelos professores João Paulo Brandão, Cláudio Antunes e Edenivan de Deus (naipes de metais), Wesley Marinho e Kennia Glaudino (naipes de madeira). O instrutor da linha de frente é o professor Dyego Moreira. A diretora do colégio é a professora Fernanda Ludmila Pereira Rosa.

Banda Marcial do Colégio Estadual Assis Chateaubriand

Fundada em 1997, participa de apresentações dentro de sua unidade escolar e nas imediações de Campinas, tendo atuado, em 2016, no Festival do Sesc, em Goiânia. Também já se apresentou no interior de Goiás (Caldas Novas, Itauçu, Itaberaí e Bela Vista) e nos estados de Mato Grosso do Sul e de São Paulo. O trabalho realizado pela banda objetiva promover a integração e a disciplina, a leitura e a criatividade, além da coordenação motora e do equilíbrio emocional.

O grupo possui 65 integrantes – 35 no corpo musical, 20 na linha de frente e 10 no apoio técnico. O regente é Paulo Rodrigues, auxiliado pelos professores Hudson Sousa, Wagner Silva, Marden Barreto e Fani Ferreira. A instrutora da linha de frente é Lucienne Vinhal. O diretor do colégio é o professor Willian Roberto Rodrigues Galvão.

Corporação Musical do Cepi Edmundo Pinheiro de Abreu

Com formação mais recente, em 2015, o trabalho desenvolvido pela banda está focado na formação pedagógica musical dos alunos, com o objetivo de auxiliá-los a construir um novo modelo de estudo das artes. O projeto também é aberto à participação da comunidade do Bairro São Francisco, onde está localizado o Cepi Edmundo Pinheiro de Abreu.

Entre os resultados obtidos pela corporação musical, destacam-se a aprovação de alguns estudantes em instituições como o Instituto Federal de Goiás (IFG) e a melhora na disciplina dos educandos como um todo.

A banda possui 47 alunos no corpo musical e 57 no corpo coreográfico. Os professores responsáveis pelo grupo são Wesley Marinho (regência), Elielson de Paula (euphonum e tuba), Joelma Coelho (linha de frente), Thaynara Neves (percussão), Manassés Aragão (trompete) e Gustavo Aprigio (saxofone). O diretor da unidade escolar é o professor Rogério Marcolino dos Santos.

Banda Marcial do Colégio Estadual Severiano de Araújo (Bamcesa)

Fundada em 2002 como fanfarra, tornou-se Banda Marcial em 2009. Criada com o objetivo de promover a cultura, a cidadania e o respeito ao próximo entre crianças em situação de risco, a Bamcesa tornou-se referência na Vila Mutirão (região Noroeste), onde está localizado o Colégio Estadual Severiano de Araújo.

Já participou de diversos concursos locais e regionais, tendo vencido duas competições em 2003: o V Concurso de Bandas e Fanfarras de Taguatinga (DF) e o V Concurso Estadual de Bandas e Fanfarras, em Trindade (GO). Também ficou em 4º Lugar no XI Concurso Nacional de Bandas e Fanfarras, realizado na cidade de Taubaté (SP). Em 2015, 2016 e 2017, participou, respectivamente, do I, II e III Encontro de Bandas e Fanfarras da região Noroeste de Goiânia.

O grupo possui 75 integrantes – 45 compõem o corpo musical e 30 o corpo coreográfico. O regente é o professor Alrisson Rodrigo de Bessa, auxiliado pelos professores Pedro Henrique Farias (trompete), Pablo Pires (percussão), Reginaldo Antônio (trombone) e Joelma Coelho (corpo coreográfico). O diretor da unidade escolar é o professor Maxiley Antônio Vieira.

Publicidade