A renovação das cadeiras de deputado federal de Goiás será de pelo menos 41% com as eleições de 2014, tendo em vista que, das 17 cadeiras ocupadas, sete deputados federais desistiram da reeleição. A briga pelas sete vagas que sobraram, sem contar os candidatos à reeleição, deve ser acirrada, pois vários candidatos, que não ocupam mandato atualmente, despontam como favoritos.
Os desistentes são Sandro Mabel (PMDB), que está coordenando a campanha eleitoral de Iris Rezende (PMDB); Armando Vergílio (Solidariedade), candidato a vice-governador de Goiás; Vilmar Rocha (PSD) e Ronaldo Caiado (DEM), ambos candidatos ao Senado; Leandro Vilela (PMDB), que pretende disputar a Prefeitura de Jataí em 2016; Leonardo Vilela (PSDB), por questões pessoais; e Carlos Alberto Leréia (PSDB), candidato a deputado estadual.
O Diário de Goiás fez um levantamento sobre os candidatos a deputado federal que são favoritos e ouviu lideranças partidárias das principais chapas que lançaram nomes.
Do grupo da base aliada, os ouvidos afirmam que os nomes mais fortes da coligação “Garantia de um Futuro Melhor para Goiás” são Giuseppe Vecci (PSDB), Roberto Balestra (PP), Alexandre Baldy (PSDB), Sandes Júnior (PP), Magda Mofatto (PR), Thiago Peixoto (PSD), Jovair Arantes (PTB), Antônio Faleiros (PSDB) e José Mário Schreiner (PSD).
Já da coligação “Amor por Goiás”, lideranças acreditam nos nomes de Lucas Vergílio (Solidariedade), Dona Iris, Pedro Chaves, Daniel Vilela e a surpresa da possível eleição do cantor José Rico, da dupla sertaneja Milionário e José Rico. Os quatro candidatos são do PMDB.
Da chapa pura do PT, os nomes mais cotados são Rubens Otoni, Olavo Noleto, Mauro Rubem e Edward Madureira.
Lideranças da coligação “Participação Popular” apostam em Jorge Kajuru (PRP), jornalista esportivo, radialista e apresentador, e Nayara Barcelos (PSB), que é ex-mulher do deputado federal Heuler Cruvinel (PSD).
Lista dos nomes favoritos de acordo com o levantamento realizado pelo Diário de Goiás:
Giuseppe Vecci (PSDB)
Roberto Balestra (PP)
Alexandre Baldy (PSDB)
Sandes Júnior (PP)
Magda Mofatto (PR)
Thiago Peixoto (PSD)
Jovair Arantes (PTB)
Antônio Faleiros (PSDB)
José Mário Schreiner (PSD)
Lucas Vergílio (Solidariedade)
Dona Iris (PMDB)
Pedro Chaves (PMDB)
Daniel Vilela (PMDB)
José Rico (PMDB)
Rubens Otoni (PT)
Olavo Noleto (PT)
Jorge Kajuru (PRP)
Edward Madureira (PT)
Nayara Barcelos (PSB)