O ministro das Cidades, Alexandre Baldy, montou uma força-tarefa em Brasília para ajudar os prefeitos a captar recursos do governo federal. A maioria das prefeituras sofre com a falta de técnicos qualificados para elaborar projetos que atendam as especificações da União.
Outro problema a força-tarefa ataca é a desinformação. “Os prefeitos não estavam sabendo dos programas e hoje, com nossa ajuda no sentido de apresentar às cidades de Goiás essas possibilidades, para que elas possam apresentar propostas, estamos mudando radicalmente essa realidade”, afirmou.
Em nove meses como ministro, Baldy já viabilizou cerca de R$ 1,5 bilhão para projetos em mobilidade urbana, saneamento e habitação. Garantiu também pelo menos mais R$ 2 bilhões para obras até o fim do ano. Este valor pode aumentar com o trabalho conjunto entre a força-tarefa e as prefeituras.
Além de conseguir investimentos, Baldy e o corpo técnico do Ministério das Cidades trabalha também para desatar nós burocráticos que impedem o acesso dos municípios ao dinheiro federal. Exemplo disso foi a articulação que ele comandou junto à Caixa Econômica Federal e ao Tribunal de Contas da União para retomada da construção do BRT de Goiânia.