Mesmo com grande aumento no fluxo de veículos, em torno de 30% a mais que os dias normais, o último final de semana de 2016 não registrou grande número de acidentes. No total, foram registrados 20 acidentes, que deixaram 12 pessoas feridas e uma morte.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), não é possível comparar com o mesmo período do ano passado, pois o “Ano Novo” caíra em uma terça-feira, o que gerou um feriado prolongado. No entanto os policiais afirmam que em comparação com o final de semana do Natal é possível perceber uma considerável queda no número de acidentes. No Natal de 2016 foram registrados 35 acidentes, que deixaram 33 pessoas feridas e 4 vítimas fatais.
Os números podem demonstrar uma tomada de consciência por parte dos condutores e também a importância da fiscalização. Durante este período de festividades, a PRF realizou quase 2800 abordagens a veículos, o que gerou quase 2000 notificações. Além disso, foram realizados mais de 1100 testes de etilômetro, sendo que 31 pessoas foram reprovados, ou seja, conduziam o veículo embriagados.
Dentre as infrações cometidas pelos condutores, chamaram a atenção o excesso de velocidade (1096), a ultrapassagem em local proibido (143), a falta do uso de dispositivos de segurança (48) e a embriaguez ao volante, que são justamente os itens cuja fiscalização é intensificada durante a Operação Rodovida.
Leia Mais: