O governador da Bahia, Rui Costa, informou em seu twitter na última terça-feira (16), que o toque de recolher será aplicado no Estado, por sete dias, a partir das 22h. O decreto, com a determinação que os estabelecimentos deverão encerrar suas atividades até às 21h30 e estarem vazios até o horário determinado, deve ser publicado no Diário Oficial desta quinta-feira (18).
A medida tem como objetivo conter a contaminação do coronavírus no Estado, que está, atualmente, com 74% de taxa de ocupação dos leitos de UTI dedicados aos pacientes com covid-19, de acordo com a Secretaria de Saúde da Bahia. O Estado já ultrapassou o número de 10.000 mortes pela doença.
O governador do Estado da Bahia afirmou que “as polícias Civil e Militar vão atuar fortemente para que o decreto seja cumprido” e que “inicialmente, a medida tem validade de 7 dias, mas poderá ser estendida se necessário”.
Rui Costa afirma, ainda, ser “uma medida dura, mas fundamental neste momento”, para o combate da segunda onda da Covid-19. “Nosso objetivo, mais uma vez, é salvar vidas humanas”, disse o governador.
Os meios de transporte metropolitanos poderão circular até às 22h30, no Estado, e as atividades essenciais, como serviços de saúde e farmácias, serão mantidas. O descumprimento das regras será considerado crime contra a saúde pública.