Duas aeronaves da companhia Latam colidiram em uma pista do Aeroporto de Congonhas, na manhã desta terça-feira (3). Tudo indica que ao menos uma delas fazia taxiamento na pista, ou seja, se deslocava para estacionar, pousar ou decolar. Chovia na hora da batida.
Imagens do circuito de segurança do aeroporto mostram que o acidente ocorreu por volta das 8h24, quando um dos aviões passava pela pista e bate a asa direita na calda da outra aeronave que, aparentemente, estava parada.
O portal Terra informou que o deputado Paulinho da Força (SD) estava em um dos voos, a caminho de Brasília. Ele postou em seu Instagram vídeos que detalham o momento: “Tá tudo bem por enquanto, só vamos ter um atraso no voo mesmo”.
Em nota, a Latam informou que nem tripulantes, nem passageiros ficaram expostos a riscos ou ficaram feridos. Eles foram desembarcados “normalmente e em total segurança”. Os clientes a bordo foram acomodados em outros, segundo a companhia.
A empresa afirmou que as aeronaves que se chocaram foram encaminhadas a inspeções. “A Latam colabora com as investigações do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) para o esclarecimento do evento”, divulgou.
“A Latam lamenta os transtornos. E ressalta que adota todas as medidas técnicas e operacionais para garantir uma viagem segura para todos”.