O avião que transportava a equipe da Chapecoense para Medellín, onde a equipe disputaria a 1ª partida da final da Copa Sul Americana, sofreu acidente na região de Antioquia na Colômbia, na madrugada esta terça-feira. Não há informações no momento sobre mortos.
Pelo menos seis feridos foram retirados do local, segundo o aeroporto José María Córdova, na cidade de Rionegro. Os goleiros Danilo e Follmann e o lateral Alan Ruschel estão entre os sobreviventes confirmados.
Acompanhe imagens da TV Telesur
Segundo a imprensa colombiana, o local da queda do avião, próximo ao aeroporto, seria de difícil acesso. Além disso, o mau tempo na região metropolitana de Medellín atrapalharia ainda mais o resgate. Dois helicópteros da força aérea do país sobrevoam a área para auxiliar no trabalho das equipes de resgate. Dois helicópteros estão sendo utilizado no resgate.
De acordo com informações fornecidas pelo aeroporto José Maria Córdova, a aeronave perdeu contato com a torre de controle às 21h33 locais (0h33 de Brasília) e teria caído às 22h15 (01h15 de Brasília).
A Força Aérea Colombiana dispôs helicópteros para ajudar em trabalhos de resgate, mas missões de voos foram abortadas nesta madrugada por causa das condições climáticas. Chove muito na região. Equipes chegaram ao local do acidente por terra, mas o acesso à região montanhosa é difícil e a remoção é lenta.
O avião transportava 72 passageiros e nove tripulantes. De acordo com o canal SporTV, eram 48 membros da Chapecoense, 21 jornalistas brasileiros e 3 convidados. Segundo informações da SporTV, o ex-lateral do Inter chegou conversando e consciente. Com apenas algumas fraturas no corpo.
A delegação da Chape saiu de Guarulhos para Bolívia em voo comercial. Após escala técnica, deixou Santa Cruz de La Sierra em direção a Medellín. Quando sobrevoava a região de Antioquia perdeu contato com o aeroporto, que confirmou o acidente. A causa teria uma pane elétrica.
A Conmebol já confirmou o cancelamento da partida. Esta é a primeira vez que a equipe disputa uma final de competição internacional. Em comunicado, o clube de Santa Catarina informou que espera pronunciamento oficial da autoridade aérea colombiana sobre o acidente.
NOTA OFICIAL DA CHAPECOENSE “Em função do desencontro das notícias que chegam das mais diversas fontes jornalisticas, dando conta de um acidente com a aeronave que transportava a delegação da Chapecoense, a Associação Chapecoense de Futebol, através de seu vice-presidente Ivan Tozzo, reserva-se o direito de aguardar o pronunciamento oficial da autoridade aérea colombiana, a fim de emitir qualquer nota oficial sobre o acidente. Que Deus esteja com nossos atletas, dirigentes, jornalistas e demais convidados que estão junto com a delegação.”
Confira a lista de passageiros do voo:
Atletas:
Comissão técnica:
Diretoria:
Convidados:
Imprensa:
Redação do Diário de Goiás, com informações da Rádio Caracol, do Diárcio Catarinense e do Globo Esporte.