Publicidade
Brasil
| Em 9 horas atrás

Avião da Embraer cai com 67 pessoas no Azerbaijan e 30 sobrevivem

Compartilhar

Um avião da Azerbaijan Airlines, fabricado pela Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer) com 67 pessoas a bordo, caiu na madrugada desta quarta-feira (25), próximo à cidade de Aktau, no Cazaquistão. Os momentos que antecederam a queda foram registrados por diversas pessoas, inclusive por alguns dos próprios passageiros que sobreviveram.

Os números de mortos e sobreviventes ainda são incertos, mas agências internacionais apontam que ao menos 30 pessoas escaparam com vida. O avião estaria transportando cinco tripulantes e 62 passageiros.

Publicidade

Informações oficiais sobre o acidente aéreo foram divulgadas pelo Ministério de Emergências do Cazaquistão. O presidente do país, Ilham Heydar Aliyev, deixou uma cúpula em São Petersburgo após ser informado do acidente.

Publicidade

Queda em tentativa de pouso de emergência

O avião é um Embraer 190 que fazia o voo J2-824. De acordo com CNN Brasil, as autoridades informaram que o avião saiu de Baku, capital do Azerbaijão, e seguia para Grózni, na Rússia, mas foi forçado a realizar um pouso de emergência a cerca de 3 km de Aktau.

Publicidade

Um comunicado de um órgão de aviação russo informou inicialmente que uma colisão com um pássaro teria levado o piloto a realizar um pouso de emergência. Circulou também a informação de que houve uma interferência forte no GPS do avião.

Pelas redes sociais, vídeos mostram o avião aparentemente planando e depois caindo, seguido de forte explosão. Um dos vídeos que seria do acidente, mostra partes da cauda do avião da Azerbaijan Airlines com furos uniformes na fuselagem que seriam semelhantes a estilhaços de mísseis antiaéreos.

Publicidade

As autoridades do Cazaquistão informaram que uma comissão governamental foi criada para investigar as causas do acidente. Ainda conforme a CNN, representantes do governo viajaram ao local para garantir apoio às vítimas e suas famílias. Além disso, o país afirmou estar cooperando com o Azerbaijão nas apurações.

Ainda pelos vídeos nas redes sociais, é possível ver pessoas saindo de uma parte da fuselagem que permaneceu intacta e também os primeiros socorros prestados pelas pessoas que deixaram os destroços com ferimentos.

Bombeiros locais controlaram o incêndio após o impacto, e os sobreviventes foram encaminhados para hospitais próximos.

O presidente russo Vladimir Putin enviou suas condolências a Ilham Aliyev, presidente do Azerbaijão, pela tragédia.

Leia também: Avião cai no centro de Gramado (RS) e deixa cerca de dez pessoas mortas e 15 feridas

Publicidade
Marília Assunção

Jornalista formada pela Universidade Federal de Goiás. Também formada em História pela Universidade Católica de Goiás e pós-graduada em Regulação Econômica de Mercados pela Universidade de Brasília. Repórter de diferentes áreas para os jornais O Popular e Estadão (correspondente). Prêmios de jornalismo: duas edições do Crea/GO, Embratel e Esso em categoria nacional.