Se depender do grupo liderado pelo vereador recém-empossado Igor Franco (PROS), o prefeito Rogério Cruz terá tranquilidade para comandar Goiânia no restante do mandato. Em entrevista ao Diário de Goiás publicada nesta quarta-feira (07/12) o parlamentar garante que o Bloco Vanguarda, da Câmara dos Vereadores, não entrará em aventuras golpistas.
Empossado a menos de um mês no dia 16 de novembro, Igor Franco assumiu o cargo após a chapa do Cidadania ter sido cassada por descumprimento da cota de gênero durante as eleições de 2020. Com 21 dias no mandato, fez movimentações no sentido de criar, junto com outros vereadores que também chegariam em meio ao curso do ano legislativo, o bloco Vanguarda. Paulo Magalhães (União Brasil) e Welton Lemos (Podemos) fazem parte deste grupo.
Porém, o político é categórico ao dizer: não é conspirador, tampouco golpista. “Meu foco é fazer um mandato de quatro anos em dois”, destaca. Ao contrário da pecha golpista que lhe foi atribuída, Franco quer dar sustentação à gestão Rogério Cruz e diz que nada tem a ver com o processo que questiona a terceira reeleição do presidente da Casa, Romário Policarpo (Patriota).
LEIA TAMBÉM: ‘Não será no tapetão que grupos chegarão ao poder’, afirma líder do Prefeito na Câmara
Nos bastidores reclama de setores da imprensa que o colocam como conspirador. “Estão me pintando como um golpista, um conspirador. Não sei de onde tiraram isso. Não é verdade”, disse Franco em conversas informais.
Ao Diário de Goiás, Franco reforça que não conhece a origem de todas essas especulações que levam a uma conspiração golpista. Para o parlamentar, tudo não passa de fofoca e diz que elas não são boas para a imagem da Câmara dos Vereadores de Goiânia.
DG: Alguns vereadores e setores da imprensa tem repercutido que o movimento que o senhor lidera está interessado e articula um eventual processo de impeachment do prefeito Rogério Cruz. Como o senhor avalia essas especulações?
Igor Franco: Quem tá usando o nome do bloco Vanguarda para esse tipo de atitude está cheio de mentiras. Isso não existe, nenhum dos integrantes articula isso. O prefeito Rogério Cruz está desempenhando um bom trabalho em Goiânia. Está com muita força de vontade para poder executar as obras hoje com um caixa totalmente saudável. O bloco está 100% alinhado para defender os interesses da cidade de Goiânia e essa questão é prejudicial para a cidade. É um processo muito sério e doloroso. Não temos participação em momento algum. Se alguém está usando o nome do bloco Vanguarda está com fofoca e fuxico. Vamos apoiar o que é certo e o prefeito foi legitimamente eleito e está fazendo um bom trabalho e nós estamos prontos para apoiar sua gestão.
DG: Mas o senhor tem sido apontado como líder desse movimento conspiracionista e articulador de todo esse processo.
Igor Franco: Eu entendo que a Câmara Municipal de Goiânia tem de ter uma unidade e ser maior. Hoje a Câmara é totalmente desunida e essa fofoca infelizmente vem de colegas que deveriam ter um conhecimento melhor de toda a situação e cenário, especialmente de mim, de onde eu passei, minha história e trajetória. Iniciei ao lado de Iris Rezende Machado. Quem me conhece sabe que esse não é meu perfil, que o nosso perfil é de luta e de poder dar amparo e cuidado. Assim eu vou executar meu mandato em um grande desafio que é fazer quatro anos em dois.
DG: O senhor então não é conspiracionista?
Igor Franco: Zero de possibilidade. Zero.
DG: Quem atribui isso ao senhor então está mentindo?
Igor Franco: Com certeza. Mentira. Fuxico. Fazendo maldades e causando intrigas. Eu respeito a gestão do prefeito da mesma forma que ele respeita a nossa, da Câmara Municipal. Isso é uma falácia que é muito ruim para a Câmara e coloca em descrédito a Casa. Os vereadores têm de ter maturidade para entender que isso nunca existiu. Eu não ouço falar sobre esse assunto na Câmara. Isso não procede. Quem tá fazendo isso está sendo maldoso.
DG: E onde nascem essas especulações? Qual a origem dessas fofocas?
Igor Franco: Eu não consegui detectar a origem disso ainda. Toda hora alguém me pergunta sobre isso. Eu tenho o mínimo de conhecimento sobre onde ela nasce. Uma coisa eu sei: desde quando o prefeito Rogério Cruz assumiu o mandato ele vive com esse fantasma do impeachment. Esse fuxico não é de hoje. Isso está sendo requentado por conta de uma possibilidade de uma nova eleição na mesa diretora e naturalmente, a imprensa discute tudo. A Câmara Municipal infelizmente, precisa melhorar o nível.
DG: A nova eleição da mesa diretora pode partir a partir de um processo do Pros, seu partido. Isso não o colocaria numa situação e num destaque maior em torno deste assunto, levantando essas especulações?
Igor Franco: Não tem nada a ver uma coisa com outra. Mesmo porque, no tempo que esse processo surgiu eu estava no PRTB. Eu fui expulso do PROS e quando ocorreu essa expulsão do PROS eu me filiei ao PRTB até me candidatei a deputado federal. Agora, a convite do presidente municipal, eu retornei para o PROS. Não há absolutamente nenhuma ligação minha. Mesmo porque isso foi feito via partido a nível nacional. Eu não tenho nenhum contato a nível nacional. O meu relacionamento com meu partido é local. Eu tomei posse dia 16 de novembro e o processo foi protocolado dia 17 de outubro.
DG: Essa ilação que alguns podem fazer do senhor ter voltado para o partido para endossar a ação não existe?
Igor Franco: Não há nenhuma relação.
DG: Como o senhor avalia a gestão Rogério Cruz?
Igor Franco: O Rogério está com muita vontade de fazer um bom trabalho e desempenhar uma boa gestão. Estou apostando nisso, nessa boa vontade dele, mesmo porque ele conseguiu organizar a casa, está com as contas em dia. Conseguiu um caixa para fazer a execução desses programas e obras. Estou confiante que fará uma boa gestão e até que se prove o contrário, estou confiante nisso.
DG: Falei com alguns colegas do senhor e eles acreditam até que essas especulações de impeachment sejam fogo amigo de pessoas próximas ao prefeito. Acredita nessa tese?
Igor Franco: Eu realmente não sei de onde surgem, mas pode apostar que assim que eu souber eu serei o maior interessado em ir a público expor aqueles que difamam a Câmara com essas fofocas.
DG: Então não há chances do Bloco Vanguarda entrar em qualquer aventura golpista ante ao prefeito Rogério Cruz?
Igor Franco: Zero chances.