Categorias: Mundo

Avalanches de neve matam pelo menos 108 pessoas no Afeganistão

Panjshir, Afeganistão – Avalanches de neve mataram pelo menos 108 pessoas no nordeste do Afeganistão, informou nesta quarta-feira um funcionário do serviço de emergência.

As avalanches enterraram casas em quatro províncias da região, declarou Mohammad Aslam Syas, diretor adjunto da Autoridade de Gestão de Desastres Naturais do país. A província mais atingida foi a de Panjshir, cerca de 100 quilômetros a nordeste da capital Cabul, onde as avalanches destruíram ou danificaram cerca de 100 casas, disse Syas.

O governador em exercício de Panjshir, Abdul Rahman Kabiri, disse que os integrantes das equipes de resgate usaram as próprias mãos e pás para tentar chegar aos sobreviventes. Várias equipes foram enviadas para as áreas afetadas. Autoridades acreditam que o número de mortos deve aumentar, disse Syas.

As fortes tempestades de neve, que começaram na manhã de terça-feira, prejudicaram os trabalhos. As tempestades provocaram acúmulo de cerca de 1 metro de neve. Árvores caídas bloquearam estradas no vale de Panjshir.

As avalanches no distrito de Dara, que fica no vale, afetou 600 famílias, segundo pessoas que tentavam chegar à área para ajudar nos trabalhos de resgate.

“As pessoas me disseram que dois de meus parentes morreram e oito estão sob a neve”, disse um afegão que identificou-se apenas como Sharafudin. “Meu filho e eu tentamos passar para ver se podemos ajudar a encontrar seus corpos, mas isso vai levar pelo menos três a quatro horas, por causa da neve e do fato de a estrada ser muito estreita. Temos de ir andando porque o carro não consegue passar.”

“Ainda não recebemos ajuda das autoridades. Nada de medicamentos nem maquinário para abrir as estradas para que possamos chegar às casas”, afirmou Sharafudin.

Grandes partes do Afeganistão estão cobertas de neve depois que uma grande tempestade interrompeu o que até então era um inverno ameno e seco.

As temperaturas despencaram em todo o país, embora a expectativa dos meteorologistas seja de que a neve comece a derreter no vale do Panjshir e na maior parte das montanhas a nordeste da cadeia de Hindu Kush nos próximos dias. 

(Fonte: Estadão Conteúdo)

Laura Santos Braga

Notícias Recentes

Em SP, Caiado destaca a empresários principais ações de seu governo em Goiás

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), está cumprindo agenda em São Paulo durante esta…

13/08/2024

Com presença do ministro dos Transportes, construção de 6 viadutos em Formosa é autorizada

Governo federal investiu R$ 193 milhões na retomada dos seis viadutos, pontuou ministro no anúncio…

13/08/2024

Matheus provoca candidatos a não fazerem carreata para não atrapalhar o trânsito da capital

Nesta terça-feira (13), em encontro com jornalistas para apresentação da sede da área de trabalho…

13/08/2024

Goiano Pablo Marçal omite R$ 22 milhões de patrimônio em declaração de bens ao TSE

Bens declarados não batem com dados da Receita Federal e excluem carros de luxo que…

13/08/2024

HGG promove mutirão para realização de cirurgias de endometriose

O mutirão do Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG) realizará cirurgias eletivas para tratamento da endometriose.…

13/08/2024

Saiba como adquirir o bilhete de estacionamento da Área Azul Digital em Goiânia

O sistema de estacionamento rotativo da Área Azul em Goiânia está funcionando de forma totalmente…

13/08/2024