Publicidade
Cidades
| Em 2 meses atrás

Autorizado uso do PIX para depósito judicial em acordo da OAB-GO, Banco do Brasil e TJGO

Compartilhar

Foi autorizado o uso do sistema de pagamento PIX para depósitos judiciais em Goiás, como parte de um acordo entre a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO), o Banco do Brasil e o Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO). Essa iniciativa visa aumentar a eficiência e a acessibilidade dos pagamentos judiciais. Segundo a autarquia, o avanço é fruto de uma série de tratativas conduzidas em parceria pelas instituições.

A iniciativa visa aumentar a eficiência e a acessibilidade dos pagamentos judiciais. Além disso, com a nova funcionalidade, os usuários agora podem realizar depósitos para diversas taxas judiciais, como fianças e custas processuais, de forma instantânea e a qualquer momento. Isso deve reduzir a necessidade de visitas físicas aos bancos, tornando o processo de pagamento mais ágil​.

Publicidade

Segundo o presidente da Ordem, Rafael Lara, ao longo dos últimos meses, as três frentes trabalharam em conjunto para garantir mais praticidade, eficiência e segurança para a advocacia goiana e para as partes envolvidas em processos judiciais. Ele expressou a satisfação com a conquista, que reflete o bom relacionamento entre as instituições:

Publicidade

Essa inovação é fruto do compromisso com a modernização e eficiência do sistema judiciário e possibilita mais facilidade não só para a advocacia, mas para toda a sociedade.

Publicidade

O presidente do TJ-GO, desembargador Carlos França, enfatizou a importância da disponibilização de mais esse serviço à advocacia e à sociedade. “A implementação do depósito judicial por meio de Pix é uma conquista que reflete nosso compromisso em atender com agilidade as necessidades da advocacia e o jurisdicionado”, disse França que também destacou os esforços da OAB-GO para a conquista do benefício:

A busca desse avanço pela OAB-GO, representada pelo presidente Rafael Lara, com diálogo franco e respeitoso com o TJ-GO e com o Banco do Brasil, resultou na colocação de mais esse importante serviço à disposição, o que contribuirá com a praticidade, segurança, comodidade e agilidade dos atos processuais.

Publicidade

Entenda como funciona o depósito judicial via Pix?

Por meio do sistema de autoatendimento digital do Banco do Brasil, o sistema gera um QR Code que pode ser pago por qualquer uma das mais de 800 instituições bancárias participantes do Pix no país. Desde o dia 28 de outubro, esse serviço está disponível 24 horas por dia e 7 dias por semana, eliminando a necessidade de boleto bancário.

Publicidade
Elysia Cardoso

Jornalista formada pela Uni Araguaia em 2019