Brasil

Autorização de uso de remédio contra covid-19 é suspensa pela Anvisa

O medicamento usado no tratamento de casos leves e moderados da covid-19, Evusheld, teve autorização de uso no Brasil temporariamente suspensa pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O remédio apresentou queda de eficácia contra novas variantes do coronavírus.

O Evusheld, composto pelos fármacos Tixagevimabe e Cilgavimab, é indicado para prevenção, pré-exposição e tratamento de casos leves a moderados da covid-19, além de poder ser usado por pacientes com alto risco de progressão e agravamento da doença.

De acordo com a Anvisa, o medicamento apresentou queda significativa na eficácia contra variantes circulantes no Brasil. “A Anvisa vem acompanhando a eficácia dos medicamentos aprovados contra as novas variantes do SARS-CoV-2 e, de acordo com os dados apresentados pela empresa, o medicamento Evusheld demonstrou queda significativa na atividade contra as variantes de preocupação do novo coronavírus em circulação no país”, justificou.

No momento, as subvariantes Ômicron mais comuns no Brasil são a BQ.1, com prevalência em 77% dos casos, e a BA.5, responsável por 15% das contaminações. Segundo os estudos, o medicamento não apresentou bons resultados para essas variantes do SARS-CoV-2.

De acordo com a nota da Anvisa, a suspensão é temporária, até que novos dados sejam apresentados.“Após a avaliação dos dados, a diretoria colegiada da agência decidiu, por unanimidade, suspender temporariamente a autorização de uso emergencial do medicamento, até que sejam apresentados dados que comprovem sua eficácia contra as variantes do SARS-CoV-2 em circulação no país”, destaca.

A Anvisa ainda destacou que caso tenham lotes do medicamento não utilizados, que os profissionais de saúde se certifiquem que sejam administrados em casos de infecção por alguma variante do coronavírus suscetível a ele.

Com informações da Agência Brasil

Luana Cardoso

Atualmente atua como repórter de cidades, política e cultura. Editora da coluna Crônicas do Diário. Jornalista formada pela FIC/UFG, Bióloga graduada pelo ICB/UFG, escritora, cronista e curiosa. Estagiou no Diário de Goiás de 2022 a 2024.

Notícias Recentes

Em SP, Caiado destaca a empresários principais ações de seu governo em Goiás

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), está cumprindo agenda em São Paulo durante esta…

13/08/2024

Com presença do ministro dos Transportes, construção de 6 viadutos em Formosa é autorizada

Governo federal investiu R$ 193 milhões na retomada dos seis viadutos, pontuou ministro no anúncio…

13/08/2024

Matheus provoca candidatos a não fazerem carreata para não atrapalhar o trânsito da capital

Nesta terça-feira (13), em encontro com jornalistas para apresentação da sede da área de trabalho…

13/08/2024

Goiano Pablo Marçal omite R$ 22 milhões de patrimônio em declaração de bens ao TSE

Bens declarados não batem com dados da Receita Federal e excluem carros de luxo que…

13/08/2024

HGG promove mutirão para realização de cirurgias de endometriose

O mutirão do Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG) realizará cirurgias eletivas para tratamento da endometriose.…

13/08/2024

Saiba como adquirir o bilhete de estacionamento da Área Azul Digital em Goiânia

O sistema de estacionamento rotativo da Área Azul em Goiânia está funcionando de forma totalmente…

13/08/2024