Além do governador de Goiás Ronaldo Caiado, e do prefeito de Goiânia Rogério Cruz terem se manifestados através de suas redes sociais pesar sobre a morte de Iris Rezende nesta terça–feira (9), autoridades e líderes partidários também usaram as redes para expressarem seus sentimentos ao ex-governador de Goiás e ex-prefeito de Goiânia.
Daniel Vilela, presidente estadual do MDB também usou as redes sociais para homenagear Iris, a quem chamou de “o maior político de Goiás”. Para Daniel, Iris foi o grande líder popular de Goiás. “Foi o líder mais transformador e realizador”. Daniel Vilela ainda acrescentou o sentimento de gratidão dele, por ter convivido de perto e ter aprendido com Iris Rezende. “É um sentimento de gratidão, como de todos os goianos, por tudo o que ele fez pelo estado”.
O também ex-governador de Goiás Marconi Perillo (PSDB) usou suas redes sociais para manifestar pesar a morte de Iris. Lembra que em 1982, quando iniciou sua militância política no PMDB, Iris Rezende foi seu maior inspirador de toda sua geração.
”Sempre nos respeitamos, apesar de algumas divergências administrativas e de opiniões. O ataque pessoal e desrespeitoso nunca aconteceu em nossa relação pessoal, política ou administrativa. Eu como governador e ele como prefeito de Goiânia estabelecemos perecerias em duas oportunidades quando nossos mandatos coincidiram em 2006/2006 e 2017/2018, sempre deixando de lado as disputas eleitorais que devem se encerrar no fim do pleito”, disse Marconi.
Perillo ainda completa. ” Goiás hoje ficou mais triste sem a presença de Iris Rezende, mas seu legado e seu trabalho por Goiás e pelo Brasil será sempre reconhecido”, finaliza.
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB) também usou suas redes para publicar pesar sobre a morte de Iris Rezende. Ibaneis disse que o Brasil perde um político que sempre procurou estar ao lado do povo mais humilde.
“Iris Rezende foi um exemplo para todos. Marcou sua sua trajetória com grandes realizações, mas principalmente como exemplo de homem público. O MDB, especialmente, perde um de seus mais queridos quadros, mas manterá seu legado de político honesto, comprometido com as causas populares e grande capacidade administrativa. Ao povo de Goiás, aos familiares e amigos, meu sincero pesar pela perda desse grande brasileiro. Que Deus console a todos”, escreveu.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também usou as redes sociais para manifestar pesar pela morte de Iris Rezende. Lula afirma que Iris Rezende é um exemplo de carreira política digna, defendendo a democracia e o desenvolvimento do Brasil.
”Iris teve uma das mais longas trajetórias na vida pública da nossa história, atravessando 60 anos como vereador, prefeito, deputado, senador, ministro e governador. Deixa um legado em Goiânia, em Goiás e no nosso país que supera as divisões políticas. Tive o prazer de ser seu amigo e compartilharmos encontros, conversas e projetos para melhorar a vida do povo do seu estado”, publicou o ex-presidente petista, Luiz Inácio Lula da Silva.
A ministra da Secretaria de Governo da Presidência da República, Flávia Arruda, disse que Iris Rezende “sempre se mostrou um homem público à frente de seu tempo” e que ele “deixa um legado voltado à transformação social e, também, à realização de grandes obras”.
Em nota, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Carlos Alberto França, também lamentou a morte de Iris Rezende, ressaltando que o político “sempre demonstrou sua lealdade aos princípios democráticos”.
“Goiás perde uma de suas lideranças mais expressivas e homem público reconhecido em todo o país, com atuação marcante na política e administração do Estado, que ficará perenemente na memória de todos os goianos”, completa Carlos Alberto.
O Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO) destacou que o político, “ao longo de sua trajetória política, foi um parceiro na luta por uma sociedade mais justa e por condições de vida mais dignas às cidadãs e cidadãos goianos”.
A Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO), por sua vez, destacou que o político “foi um parceiro na luta por uma sociedade mais justa e por condições de vida mais dignas às cidadãs e cidadãos goianos”.
Leia também: