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Saúde
| Em 1 ano atrás

Aumento do uso de Ozempic no Brasil faz surgir casos de falsificação; saiba como identificar

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A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), segundo informações do O Globo, apreendeu ao menos dois lotes do Ozempic, que é destinado ao tratamento da diabetes tipo 2, mas que virou febre pelo uso para a perda de peso. Os lotes identificados são os MP5C960 e LP6F832, e as medidas de fiscalização foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) em 7 de junho e 18 de outubro deste ano, respectivamente.

Episódios foram relatados logo após a autoridade sanitária da Áustria emitir um alerta após pessoas terem sido hospitalizadas com quadros graves de hipoglicemia e convulsões por terem utilizado unidades falsificadas do medicamento. Isso acontece junto a relatos de manipulação ilegal e de outros formatos não autorizados de uso, como implantes.

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Sobre os lotes identificados pela Anvisa, o MP5C960 foi notificado pela própria Novo Nordisk, fabricante do medicamento verdadeiro, que identificou unidades com concentração da substância e o idioma da embalagem divergentes do fármaco original. A apreensão diz respeito somente aos remédios do lote com a concentração de 1 mg e com o rótulo em espanhol.

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O lote mais recente, o LP6F832, foi também detectado pela farmacêutica, que notificou a Anvisa na semana passada. Neste caso, porém, a Novo Nordisk não reconhece a existência do lote, o que faz com que qualquer produto da leva seja considerado falsificado. Ainda de acordo com O GLOBO, que recebeu um comunicado do laboratório, todos os casos de falsificação de que tem conhecimento foram repassados à agência sanitária.

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Segundo a farmacêutica, dois outros lotes falsificados de Ozempic que foram identificados na Europa, o MP5E511 e o NP5G866, ainda não foram detectados no Brasil. “A Novo Nordisk segue investigando e denunciando todos os casos de que tem conhecimento (…) Trabalhamos com empresas terceiras especializadas no monitoramento e eliminação da oferta ilegal de produtos falsificados, tanto no mundo virtual quanto no “mundo real””, diz trecho do comunicado.

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Carlos Nathan Sampaio

Jornalista formado pela Universidade Federal e Mato Grosso (UFMT) em 2013, especialista Estratégias de Mídias Digitais pelo Instituto de Pós-Graduação e Graduação de Goiânia - IPOG, pós-graduado em Comunicação Empresarial pelo Senac e especialista em SEO.