O Ministério da Saúde lançou nesta quinta-feira (20) a campanha nacional de combate ao Mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. A ação foi motivada pelo crescente aumento de casos da doença no Brasil, este ano.
O ministro da saúde, Marcelo Queiroga, explica que a campanha visa a mobilização nacional, incentivando os cidadãos a participarem do combate ao mosquito. “Nós não temos como fazer isso sozinhos. Se não houver colaboração da sociedade, todos os anos vamos ter casos e casos de dengue”, disse.
O mosquito transmissor da dengue se reproduz em locais com água parada, onde coloca seus ovos, por isso, a melhor forma de prevenção é combatendo os focos. A campanha de conscientização para limpeza e orientações de prevenção será veiculada na televisão, no rádio e na internet.
A intenção e promover informações de ações simples, mas muito eficazes no combate a doença. Este ano, no Brasil, o número de casos de dengue subiu quase 185% em comparação ao período de janeiro a outubro do ano passado, 1,3 milhão de casos confirmados. De acordo com o levantamento do Ministério da Saúde, 909 pessoas morreram com a doença em 2022.
(Com informações da Agência Brasil)