A Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) divulgou nota informando que as aulas no Colégio Estadual Benedito Lucimar Hesketh foram retomadas nesta segunda-feira (2). A unidade de ensino sofreu um incêndio criminoso na última terça-feira (24). O pavilhão atingido foi substituído temporariamente por duas salas modulares.
“Nós adquirimos recentemente 50 salas modulares para atender justamente essas demandas emergenciais. As estruturas provisórias aqui vão garantir o ano letivo desses alunos sem qualquer prejuízo”, afirmou a secretária da Seduce Raquel Teixeira.
De acordo com a Secretaria, o incêndio foi provocado por dois alunos do Colégio e um terceiro jovem, que não estuda na unidade, por volta das 15h. As chamas atingiram o pavilhão onde funcionava a biblioteca, cozinha, sala dos professores e secretaria. A estrutura foi danificada e teve que ser demolida. No local do pavilhão foram colocadas as salas modulares.
“Nós desocupamos duas salas de aula dos outros pavilhões para abrigar a cozinha, secretaria e sala dos professores, e realocamos os alunos para as salas modulares, que vai atender estudantes dos três turnos. A única parte que ainda está pendente é a biblioteca, que teve todo seu acervo de cerca de três mil livros perdido”, explicou a diretora, Nara Justina.
As salas modulares servirão de local de estudo para todos os alunos da unidade, uma vez que será feita uma espécie de rodízio das turmas. As salas possuem aparelhos de ar-condicionado, 15 metros quadrados e comporta até 40 estudantes.
“Estamos vendo a animação deles tanto em retomar as aulas quanto em estudar em um ambiente novo. Estamos fazendo um planejamento para colocar aulas nos dias de recesso e aos sábados”, informou Nara.