Publicidade
Categorias: Esportes
| Em 8 anos atrás

Atletismo dá o primeiro ouro para o Brasil nos Jogos Paralímpicos Rio 2016

Compartilhar

Publicidade

O primeiro dia de competições dos Jogos Paralímpicos Rio 2016 não poderia ter começado melhor para o Brasil. Na manhã desta quinta-feira, 8, o atleta Ricardo Costa (atletismo) conquistou o ouro no salto em distância masculino T11 e levantou a torcida brasileira no Estádio Olímpico (RJ). Odair Santos também fez bonito e levou a prata nos 5000m T11.

Numa disputa acirrada, Ricardo Costa ultrapassou o recordista mundial Lex Gillette (EUA) em seu último salto, alcançando 6m52 (sua melhor marca pessoal) e superando a então melhor marca da prova: 6m44, do norte-americano.  Assim, obteve o feito de levar o país ao lugar mais alto do pódio em sua primeira Paralimpíada.

Publicidade

“Eu estou muito emocionado. É um momento que vou levar pro resto da minha vida! Incomparável!”, declarou o saltador. “Eu senti que o ouro tava perto quando finalizei o salto. Ali, realmente, eu senti que era o ouro”, completou.

Publicidade

Odair Santos também foi destaque neste início de disputas no atletismo. O fundista garantiu a primeira medalha do Brasil nos Jogos – a prata nos 5.000m masculino T11. Ele, que era dono da melhor marca da temporada – 15min16s82, finalizou a prova com o tempo de 15min17s55, brigando até os últimos metros pelo primeiro lugar. Porém, foi superado pelo queniano Samwel Mushai Kimani, que fez 15min16s11. Completou o pódio outro atleta do Quênia: Wilson Bill (15min22s96).

Publicidade