Doze dias antes das eleições, nova pesquisa AtlasIntel coloca o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente do atual presidente Jair Bolsonaro (PL). O petista aparece com 48,4% das intenções de voto contra 38,6% do capitão da reserva. Os números do levantamento foram divulgados nesta terça-feira (20/09). A diferença entre os dois é de 9,8 pontos percentuais.

A pesquisa mostra o candidato do PDT e ex-governador do Ceara, na terceira posição com 6.3% das intenções de voto ante a 4% da senadora Simone Tebet (MDB). Não sabem, votam branco ou nulo correspondem a 1%. Felipe D’Avila do Novo, Soraya Thronicke, do União Brasil, Constituinte Eymael, Léo Péricles, Pedro Kelmon e Sofia Manzano aparecem com menos de 1%. 

Publicidade

Bolsonaro perde em todos os cenários de segundo turno

Publicidade

A pesquisa simulou hipotéticos cenários de segundo turno e apresenta um cenário nebuloso para o presidente Jair Bolsonaro que perderia em todas as simulações. Diante de Lula, Bolsonaro teria 41,4% das intenções de voto contra 53,2%. 5,5% anulariam o voto ou apertariam ‘branco’ nas urnas.

Publicidade

Se Ciro Gomes (PDT) chegasse ao segundo turno diante de Bolsonaro, o pedetista derrotaria o atual presidente com 41,7% dos votos. A margem, no entanto, seria menor já que Bolsonaro teria 40,2%. O número daqueles que anulariam o voto ou votariam branco também cresceria: 18,2% apresentam rejeição a ambos os candidatos.

Num hipotético cenário entre Lula e Ciro Gomes, o petista levaria a melhor com 48,2% das intenções de voto. Já o ex-governador do Ceará, teria 27,8%. 23,9% anulariam o voto ou votariam em branco.

Publicidade

55,8% desaprovam gestão de Bolsonaro

A pesquisa também mensurou a aprovação da administração do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL). 40% dos eleitores disseram que aprovam a gestão do capitão do Exército enquanto 55,8%. 4,2% não sabem responder a questão.

O levantamento mostra que a gestão de Bolsonaro é melhor avaliada entre homens a partir dos 35 anos e região Centro-Oeste, além daqueles que possuem renda familiar acima dos R$ 10,000 e evangélicos. 

45,6% dos homens entrevistados desaprovam a gestão de Bolsonaro ante a 51,4% que aprovam a gestão. Veja a estratificação da aprovação do presidente da República na íntegra abaixo:

O levantamento consultou 7.514 pessoas em 2.056 municípios entre 16 e 20 de setembro em todas as regiões do país por meio de dispositivos digitais (smartphones, tablets, laptops ou PCs) e foi registrado sob o número BR-01204/2022 

Publicidade